Há 69 anos, 'O Apanhador no Campo de Centeio' ganhava sua primeira edição
16 DE julho DE 2020O livro começa com a expulsão de Holden Caufield da escola onde ele estuda, no estado americano da Pensilvânia. O jovem de apenas 16 anos decide, então, usar suas economias para ir até Nova York, onde vive uma aventura de três dias e tem uma série de encontros que vão fazê-lo olhar o mundo sob outra perspectiva.
Em uma resenha para o New York Times, o crítico Nash Burger classificou "O Apanhador no Campo de Centeio" como um "romance extraordinariamente brilhante". Uma das razões para esse encantamento, que se reproduziria no público e ganharia ainda mais força entre os adolescentes nos anos 1960 e 1970, é o emprego de uma linguagem franca e aberta para reproduzir o fluxo de pensamento do personagem, incluindo sem cerimônia palavrões e descrição de cenas de sexo.
No ano passado, quando Salinger teria completado cem anos, a editora Todavia lançou uma nova edição brasileira do livro, traduzida por Caetano W. Galindo. O volume reproduz a capa da versão original, com arte de E. Michael Mitchell.
"O Apanhador no Campo de Centeio" foi incluído na lista de 2005 dos 100 melhores romances em inglês da Time. E foi indicado pela Modern Library e seus leitores como um dos 100 melhores romances em inglês do século XX.