Há 69 anos, 'O Apanhador no Campo de Centeio' ganhava sua primeira edição
16 DE julho DE 2020
O livro começa com a expulsão de Holden Caufield da escola onde ele estuda, no estado americano da Pensilvânia. O jovem de apenas 16 anos decide, então, usar suas economias para ir até Nova York, onde vive uma aventura de três dias e tem uma série de encontros que vão fazê-lo olhar o mundo sob outra perspectiva.
Em uma resenha para o New York Times, o crítico Nash Burger classificou "O Apanhador no Campo de Centeio" como um "romance extraordinariamente brilhante". Uma das razões para esse encantamento, que se reproduziria no público e ganharia ainda mais força entre os adolescentes nos anos 1960 e 1970, é o emprego de uma linguagem franca e aberta para reproduzir o fluxo de pensamento do personagem, incluindo sem cerimônia palavrões e descrição de cenas de sexo.
No ano passado, quando Salinger teria completado cem anos, a editora Todavia lançou uma nova edição brasileira do livro, traduzida por Caetano W. Galindo. O volume reproduz a capa da versão original, com arte de E. Michael Mitchell.
"O Apanhador no Campo de Centeio" foi incluído na lista de 2005 dos 100 melhores romances em inglês da Time. E foi indicado pela Modern Library e seus leitores como um dos 100 melhores romances em inglês do século XX.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

