Força de protagonista de Maria Valéria Rezende é foco do Clube de Leitura
01 DE junho DE 2020
Maria Valéria, que nasceu em Santos (SP), entrou para a Congregação Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho, em 1965 e dedicou-se à educação popular (primeiro, na periferia de São Paulo e, a partir de 1972, no Nordeste). Ela viveu em Pernambuco, depois na Paraíba e, desde 1986, mora na capital João Pessoa. A história de Carta à Rainha Louca "encontrou" a escritora em uma visita a um dos arquivos em biblioteca de Lisboa. As cartas de uma mulher com determinada instrução e à frente do seu tempo, acusada de fundar uma ordem religiosa, saltaram aos olhos de Maria Valéria, que levou 20 anos para tirar a ideia do livro da cabeça e colocar no papel.
O machismo da sociedade da época descrita em detalhes no livro (inclusive com ênfase no vocabulário) fica evidente e ainda tem reflexos nos dias de hoje, como ressaltaram os participantes do Clube, que trataram também de questões como religiosidade, generosidade, injustiças, tristeza e superação, além de retomarem dados históricos sobre a realeza portuguesa. Paola, que ficou surpresa ao saber que as personagens nasceram de um caso real, destacou a força deste trabalho primoroso de Maria Valéria, escritora, que, na opinião dela, se transforma em cada livro publicado. Já Michele ressaltou a importância da escolha da autora da obra ao indicar a condição de uma mulher escrevendo uma carta para outra, mesmo com as diferenças de classes (afinal, uma delas era a tal rainha louca). As características históricas retratadas no livro também chamaram a atenção de quem esteve no encontro e Claudia lembrou até da expressão "Maria vai com as outras", que nasceu supostamente do comportamento da rainha do título. Para ler um trecho do livro, que é dividido em quatro partes, clique aqui.
Em 2001, Maria Valéria lançou seu primeiro livro de ficção, Vasto nundo. Dela, a Editora Objetiva publicou O voo da guará vermelha e Modo de apanhar pássaros à mão. Quer saber mais sobre a escritora e o título do Clube de maio? Clique aqui, em link de entrevista indicado pela equipe que conduziu o encontro, e confira vídeo que teve trecho também exibido durante o encontro. É possível conferir ainda um bate-papo com a autora de Carta à Rainha Louca em seminário internacional realizado no ano passado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, no ano passado, e disponível no Youtube. No vídeo, ela trata da importância e da presença da literatura na vida dos brasileiros:
https://youtu.be/PAz4YVwqqNM
Quer participar do próximo Clube de Leitura da BVL? O encontro online está marcado para o dia 26 de junho, das 15h às 17h e, para fazer parte do debate, inscreva-se a partir das 10h do dia 16 de junho pelo link www.bvl.org.br/inscricao. As vagas são limitadas (confira a disponibilidade) e os primeiros inscritos receberão um link da editora para baixar o livro gratuitamente. A atividade é realizada em parceria com a Companhia das Letras.
Importante lembrar que as atividades presenciais da bibliotecas estão suspensas e você fica por dentro da nossa programação com oficinas, cursos, bate-papos com escritores, entre outras oportunidades online, aqui, em nosso site e também nas redes sociais: https://www.facebook.com/BVLbiblioteca/ e https://www.instagram.com/bvlbiblioteca/.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026


