Experiências da BVL e da BSP são relatadas em livro
27 DE janeiro DE 2021Atualização: Quem não conseguiu acompanhar a live com o organizador e os autores do livro "Living Libraries" tem a oportunidade de conferir o vídeo e conhecer o conteúdo em: https://www.bibliotheekutrecht.nl/living-libraries.html.
Em um evento online, a Biblioteca Pública de Utrecht lançou nesta quarta, 27, o livro "Living Libraries: The House of the Community Around the World" (Bibliotecas Vivas: O Lar da Comunidade ao Redor do Mundo).
Trata-se, segundo Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, de um livro sobre experiências significativas e inovadoras em bibliotecas - especialmente bibliotecas públicas - de todo o mundo.
[caption id="attachment_66983" align="aligncenter" width="702"] Imagem da live de lançamento do livro "Living Libraries"[/caption]
"O capítulo sobre a América Latina foi escrito pelo especialista chileno Gonzalo Oyarzún, e tem cinco páginas sobre as nossas Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos", disse ele.
Na apresentação online, que teve a presença de Ton van Vlimmeren, organizador do livro e ex-diretor da Biblioteca de Utrecht, Oyarzún falou sobre a experiência da criação da BSP e da BVL em São Paulo. "As bibliotecas foram construídas em locais que antes eram muito degradados e hoje são grandes espaços que servem às comunidades nos entornos", disse ele.
A versão digital do livro em inglês está disponível (nos formatos pdf e ePub) no site da biblioteca holandesa.