Escritora Morgana Kretzmann compartilha suas influências literárias no Segundas Intenções
31 DE maio DE 2023No último sábado, 27 de maio, a Biblioteca Parque Villa-Lobos recebeu a escritora Morgana Kretzmann no programa Segundas Intenções. Durante a conversa mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, a autora compartilhou suas experiências literárias, destacando influências e o processo de criação do seu primeiro romance, Ao pó.
O bate-papo começou com Morgana relembrando seus primeiros contatos com a literatura. Na infância, ela mergulhou nos livros da clássica coleção Vagalume na biblioteca da cidade de Três Passos, soltou a imaginação nas histórias em quadrinhos que seu pai lia com ela e teve contado ainda muito cedo com as obras de Machado de Assis, pois seu pai possuía alguns exemplares do escritor em casa. A trajetória no teatro também foi um marco importante para Morgana, proporcionando o contato com a dramaturgia brasileira.
Com o passar do tempo, a escritora foi descobrindo novos autores e ficando fã de tantos outros da literatura brasileira, citando nomes como Rui Castro, Caco Barcelos, Paulo Scott, Daniel Galera, Andrea del Fuego, Adriana Lunardi, Daniel Pelizzari, Ana Paula Maia e Marçal Aquino, e ressaltando também a importância das editoras independentes e dos autores que emergem delas, como Lilian Guerra, Micheline Veruska e Paula Fábio.
Sobre seu primeiro romance, Ao pó (2020), Morgana compartilhou que a história e a personagem Sofia, protagonista do livro, foram idealizadas inicialmente para o roteiro Amores deixados, texto escrito em uma atividade de um curso que ela fazia na época. Mas a necessidade de mais liberdade criativa fez ela explorar essa história em outros formatos. "Comecei a fazer o romance porque eu não consegui colocar minha ideia da história da Sofia no roteiro. Queria uma liberdade que a dramaturgia e o roteiro não te dão. Foram sete anos escrevendo e pesquisando para concluir o livro que é escrito todo em primeira pessoa, como se fosse um diário", revelou Morgana.
Apesar da publicação recente, seu livro já foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura como melhor romance de estreia do ano e a escritora já anunciou seus próximos projetos literários: os romances Água turvo e Safra de sangue, ambos focados nas experiências e abusos enfrentados pelas mulheres e planejados para serem publicados em breve.
Confira este e outros encontros do programa em nosso canal do YouTube e venha até a biblioteca para participar dos próximos encontros. Anote na agenda:
Sábado, 3 de junho, das 11 às 13h, na Biblioteca de São Paulo.
Bate-papo com Luiza Romão
Mediação: Manuel da Costa Pinto.
Sábado, 17 de junho, das 11h às 13h, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Bate-papo com Marçal Aquino.
Mediação: Manuel da Costa Pinto.