Em abril, Biblioteca Parque Villa-Lobos comemora 500 mil visitantes
27 DE abril DE 2017A BVL conta com 27 mil sócios, já realizou 96 mil empréstimos, promoveu 2 mil
eventos com um público estimado de 76 mil participantes e tem um acervo de 26 mil itens
Em abril, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição do Governo do Estado de São Paulo, atinge a marca de 500 mil visitantes. Este número é comemorado por todos: funcionários, parceiros e o público em geral. Vale lembrar que o espaço foi inaugurado em dezembro de 2014 e se tornou um importante polo cultural na zona oeste da capital paulista, trazendo mais uma opção de leitura, lazer, aprendizado e acesso à informação para os moradores da região e para os frequentadores do Parque Villa-Lobos.
Em pouco mais de dois anos, a BVL também reúne outros números significativos. Até março, foram realizados 96 mil empréstimos e 27 mil sócios cadastrados com a carteirinha. A quantidade de itens circulados, que é a soma de empréstimos e consultas, totaliza 325 mil. O acervo atual é de 26 mil itens, entre livros, jogos, DVDs, revistas e jornais. Desde a inauguração, foram realizados aproximadamente 2 mil eventos com mais de 76 mil participantes.
[caption id="attachment_49291" align="aligncenter" width="596"] Dados de dezembro de 2014 a março de 2017[/caption]
A biblioteca oferece uma programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse de todos os públicos. Promove shows de rock e de MPB, aulas de yoga, sarau literário, contação de histórias, cursos e oficinas sobre literatura, encontros com alguns dos mais renomados escritores do país, atividades ligadas às artes plásticas, cursos de informática e de utilização de smartphones para o público com mais de 60 anos, entre outras tantas atividades. O espaço realiza até um programa para crianças de 6 meses a 4 anos, como forma de incentivar o contato com livros.
“A Biblioteca Parque Villa-Lobos é um projeto que coloca as pessoas no centro. Entendemos que o coração da biblioteca não é o acervo ou o livro, e sim as pessoas. Tentamos criar um vínculo afetivo com o nosso público. E este número de 500 mil frequentadores é um exemplo disso. As bibliotecas modernas têm que estar de olho em todas as comunidades e servir de espaço para encontros, um lugar onde as pessoas vêm não só para ler e estudar, mas para se divertir. E isso se faz também com uma intensa programação cultural e uma boa oferta de conteúdos. Acredito que este é o primeiro passo para formar uma cultura leitora”, disse Pierre André Ruprecht, diretor-executivo da SP Leituras, organização social responsável pela gestão do espaço.
Na BVL, os pisos são divididos por faixas etárias, e o prédio tem 4 mil metros quadrados. Os visitantes encontram um acervo atualizado semanalmente e computadores com acesso à internet. O espaço também tem um auditório e uma área para exposições. Recebe anualmente um investimento estimado em R$ 5 milhões.
Pessoas com deficiência têm acesso integral a todos os ambientes, além de terem um espaço reservado com computadores adaptados, scanners capazes de “transformar” livros escritos em arquivos de áudio, além do acervo em Braille. A programação é inclusiva e conta com atividades permanentes para acolher e integrar pessoas com deficiência intelectual ou física.
Serviço:
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)
Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1205, Alto de Pinheiros.
Telefone: (11) 3024-2500.
Site: http://bvl.org.br
Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.