Dicas para começar a realizar a Hora do Conto em família
20 DE março DE 2020
A seguir, relacionamos uma série de livros com aventuras bacanas que podem servir como sugestões para os adultos, por exemplo, apresentarem em casa para que os pequenos assistam e se divirtam com os pais no comando da interpretação.
Bia, Tatá e Ritinha em: cabelo ruim? Como assim?, de Neusa Baptista Pinto.
O grande circo do mundo, de Marta de Senna.
A criação da noite, de Vera do Val.
A tartaruga tagarela, organizado por Joseph Jacobs.
Maria Angula, adaptação de Neide T. Maia Gonzales.
Deixe a timidez de lado e mãos à obra. Fique com algumas dicas:
- Escolha uma história curta para começar: leia antes e prepare-se, reconhecendo os pontos fortes da trama que deve ter começo, meio e fim bem definidos, com clímax ou reviravolta para encerrar.
- Figurino: escolha algo bem característico do personagem ou personagens que irá interpretar ou faça a imaginação dos pequenos fluir, utilizando, por exemplo, um chapéu ou óculos de sol para compor minimamente a figura que protagonizará a ação.
- Objetos: lembrem-se sempre de higienizar tudo o que tocarem depois, claro. Mas, o que propomos aqui é que você faça de um lápis uma girafa, por exemplo; de um papel, um avião; de uma xícara uma nave espacial. Vale tudo para que a imaginação se encarregue do resto.
- Mude a voz / preocupe-se com a entonação das palavras e com os gestos: crie vozes para os personagens, dê força a algumas das palavras nas frases ditas se decidir ler em voz alta a contação ou ainda interpretar. O gestual também é muito importante, lembre-se.
Agora é executar e esperar os aplausos!
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
Copa do Mundo 2026: BVL é ponto de troca de figurinhas
Venha completar seu álbum
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026

