Dicas para começar a realizar a Hora do Conto em família
20 DE março DE 2020A seguir, relacionamos uma série de livros com aventuras bacanas que podem servir como sugestões para os adultos, por exemplo, apresentarem em casa para que os pequenos assistam e se divirtam com os pais no comando da interpretação.
Bia, Tatá e Ritinha em: cabelo ruim? Como assim?, de Neusa Baptista Pinto.
O grande circo do mundo, de Marta de Senna.
A criação da noite, de Vera do Val.
A tartaruga tagarela, organizado por Joseph Jacobs.
Maria Angula, adaptação de Neide T. Maia Gonzales.
Deixe a timidez de lado e mãos à obra. Fique com algumas dicas:
- Escolha uma história curta para começar: leia antes e prepare-se, reconhecendo os pontos fortes da trama que deve ter começo, meio e fim bem definidos, com clímax ou reviravolta para encerrar.
- Figurino: escolha algo bem característico do personagem ou personagens que irá interpretar ou faça a imaginação dos pequenos fluir, utilizando, por exemplo, um chapéu ou óculos de sol para compor minimamente a figura que protagonizará a ação.
- Objetos: lembrem-se sempre de higienizar tudo o que tocarem depois, claro. Mas, o que propomos aqui é que você faça de um lápis uma girafa, por exemplo; de um papel, um avião; de uma xícara uma nave espacial. Vale tudo para que a imaginação se encarregue do resto.
- Mude a voz / preocupe-se com a entonação das palavras e com os gestos: crie vozes para os personagens, dê força a algumas das palavras nas frases ditas se decidir ler em voz alta a contação ou ainda interpretar. O gestual também é muito importante, lembre-se.
Agora é executar e esperar os aplausos!