Dia Internacional dos Povos Indígenas é o destaque de agosto!
03 DE agosto DE 2022Em agosto a BVL traz como destaque do acervo o Dia Internacional dos Povos Indígenas, criado em 1995 por decreto da Organização das Nações Unidas - ONU, e comemorado no dia 9 de agosto. A data tem como objetivo colocar em evidência a cultura, história e o direito à autodeterminação dos povos e nações originárias ao redor do mundo.
Confira, a seguir, as dicas de leitura separadas pela equipe da biblioteca!
Aldeias, palavras e mundos indígenas, de Valéria Macedo com ilustrações de Mariana Massarani.
Yano, Ëjcre, Üne, Oo são quatro palavras que. por incrível que pareça, significam a mesma coisa. Representam, na língua de quatro povos indígenas diferentes, os Yanomami, os Krahô, os Kuikuro e os Guarani Mbya, o vocábulo casa. Através delas e de muitas outras palavras, neste livro o leitor é convidado a conhecer um pouco da vida e dos costumes desses grupos: onde moram, como se enfeitam, suas festas e sua língua.
Coisas de índio: versão infantil, de Daniel Munduruku.
As aldeias, a língua e as artes são só alguns dos temas abordados e explicados de maneira simples por Daniel Munduruku, que, assim, consegue transmitir toda a riqueza da cultura indígena às crianças. A obra é uma celebração ao respeito e à valorização das diferenças.
Histórias indígenas dos tempos antigos, de Pedro Cesarino com ilustrações de Zé Vicente.
Atualmente, os povos indígenas do Brasil falam 274 línguas diferentes, cada uma com um repertório único, transmitido pela memória oral de geração em geração. Ainda assim, grande parte permanece desconhecida pelo restante da população. A obra passeia por algumas dessas histórias, introduzindo o leitor no vasto conhecimento produzido ao longo dos milênios pelos habitantes das florestas.
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BVL, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui!