Curso básico de Libras online promove inclusão e muitos aprendizados
10 DE dezembro DE 2020
Professora de LIBRAS e ouvinte, Sabrina conduziu o curso utilizando os sinais e a oralidade. Por sua vez, a professora Fernanda é surda oralizada e, então, a turma precisou, logo de início, se ajustar a uma nova dinâmica de comunicação para que tudo e todos fossem compreendidos.
Os conteúdos permearam temas como inclusão, cultura, expressões faciais, o cotidiano e o alfabeto, entre outros. Exercícios e dinâmicas foram essenciais para garantir o aprendizado da turma. Entre teoria, vocabulário, diálogo e muita atenção das professoras para corrigir os alunos, todos foram assimilando as instruções em um silêncio marcado pelas descobertas. Amanhã, dia 11 de dezembro, às 14h, acontecerá o último encontro, garantindo que os participantes tenham conseguido desenvolver competências básicas em Libras.
Saiba mais sobre as professoras:
Sabrina Caires é intérprete de Libras, professora, atriz e diretora teatral. Pós-Graduada em Libras (Língua brasileira de sinais) com tema de pesquisa “O teatro como forma de auxiliar o surdo na inclusão cultural”. É intérprete de Libras há 10 anos, leciona na Faculdade Paulista de Artes, na FAPSS São Caetano e na Faculdade Mozarteum. Fundadora da Cia Arte Raiz e diretora do espetáculo “O resto é silêncio”, espetáculo bilíngue (Português e Libras).
Fernanda Ribeiro é pedagoga, professora de libras para ouvintes(l2) e surdos (l1) e intérprete. Pós Graduanda em Libras e educação especial, leciona na Fundação ABC e desenvolveu trabalhos como professora de libras nas seguintes instituições: Wallace Cockrane Simonsen, Anhanguera Educacional S.A, ADEFAV-Centro de Recursos em Deficiência, Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (Cenforpe) e Instituto Escola da Educação dos Surdos – SELI.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

