Criador de imagens desconcertantes, Franz Kafka faria 137 anos nesta sexta
03 DE julho DE 2020O programa Leitura ao Pé do Ouvido, que agora está em formato digital, traz esta semana um trecho de “A metamorfose”, um dos textos mais conhecidos, estudados e citados do autor. Escute aqui. Gostou? A obra completa está disponível em formato digital. Acesse aqui e boa leitura!
Kafka nasceu no dia 3 de julho de 1883, em Praga, no extinto Império-Austro-Húngaro, em uma família judia de classe média, filho de Julie Löwy e do comerciante Hermann Kafka. Após a morte de dois irmãos mais velhos, tornou-se uma referência para as três irmãs mais novas, especialmente a caçula, Ottla, de quem se tornou muito próximo. Embora tivesse um relacionamento frio com os pais, a relação com o pai, crítico ao seu trabalho como escritor, acabou interferindo tanto em sua carreira quanto em sua existência.
De saúde frágil, Kafka morreu um mês antes de completar 41 anos, no dia 3 de junho de 1924, em Kierling, na Áustria. Procurado pelos principais editores de vanguarda, Kafka publicou com relutância alguns de seus escritos durante sua vida. De fato, dúvidas sobre seu trabalho fizeram o autor, antes de sua morte, expressar desejo que todos os seus manuscritos não publicados fossem destruídos. O amigo Max Brod, como executor literário, ignorou suas instruções e publicou os romances "O processo", "O castelo" e "Amerika" em 1925, 1926 e 1927, respectivamente, e uma coleção de peças mais curtas, em 1931.