Conheça as indicações de leitura do escritor Rodrigo Lacerda
25 DE maio DE 2022O programa Segundas Intenções, do dia 21 de maio, recebeu o escritor, editor e roteirista Rodrigo Lacerda. Durante o bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, o convidado contou detalhes da sua trajetória profissional, explicou o processo de criação de seus livros e fatos referentes ao seu convívio desde a infância com escritores renomados, em especial João Ubaldo Ribeiro por quem guarda profunda admiração.
Atualmente, Rodrigo divide a profissão de escritor com a de editor do selo Record e durante a entrevista destacou a mudança nos processos de trabalho das editoras nos dias de hoje em comparação com seus tempos de garoto como filho e neto dos donos da Nova Fronteira. “Hoje, grande parte dos profissionais são terceirizados e não há mais a presença constante de escritores circulando pelo ambiente como acontecia antigamente, quando eles praticamente usavam o espaço como uma extensão de seu local de trabalho.”
Caso raro entre os profissionais da área, Rodrigo ganhou o prêmio Jabuti com a sua primeira obra publicada O Mistério do Leão Rampante (1995). É autor, entre outros, de Vista do Rio (2022), Reserva Natural (2018), O Fazedor de Velhos 5.0 (2020), O Fazedor de Velhos (2017) e A República das Abelhas (2013), este último sobre a história familiar de seu avô, o controverso político Carlos Lacerda.
Um diferencial do escritor é que seu estilo varia de livro para livro. Ora adota um tom mais humorístico, ora dramático, ora uma mescla dos dois. Também transita muito bem entre obras voltadas tanto para o público adulto quanto infantojuvenil. Veja abaixo os cinco livros indicados pelo escritor especialmente para os frequentadores da BLV.
- Viva o Povo Brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro
- Mina R, de Roberto de Mello e Souza
- Rei Lear, de William Shakespeare
- Os Maias, de Eça de Queirós
- Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade