Clara dos Anjos, de Lima Barreto, é o livro escolhido para o Clube de Leitura de janeiro
11 DE janeiro DE 2022A história da jovem Clara dos Anjos é o tema do debate do Clube de Leitura da BVL, a ser realizado no dia 28 de janeiro, às 15. O livro de Lima Barreto escrito em 1922, ano de sua morte, mas publicado somente em 1948, apresenta um retrato social do início do século XX e aborda assuntos ainda discutidos na atualidade, como o papel das mulheres dentro do casamento, o racismo, a desigualdade social, a pobreza, a corrupção, entre outros.
Filha única de um carteiro e de uma dona de casa, Clara é uma moça negra, ingênua, moradora do subúrbio do Rio de Janeiro, que vê sua vida mudar abruptamente ao conhecer o sedutor Cassi Jones na festa de seu 18º aniversário. Malandro, sem trabalho e advindo de uma classe social mais alta, o rapaz, de 30 anos, tem péssima reputação na cidade por seduzir jovens e mulheres casadas e depois abandoná-las. Contra a vontade dos pais, Clara mantém um romance secreto com Cassi até engravidar e ser deixada sozinha e desamparada. Em desespero, a mãe da menina apela para a família do rapaz na tentativa de conseguir o casamento. Veja abaixo um trecho do livro:
– Ora, vejam vocês, só! É possível? É possível admitir-se meu filho casado com esta...
As filhas intervieram:
– Que é isto, mamãe?
A velha continuou:
– Casado com gente dessa laia... Qual!... Que diria meu avô, Lord Jones, que foi cônsul da Inglaterra em Santa Catarina – que diria ele, se visse tal vergonha? Qual!
Parou um pouco de falar; e, após instantes, aduziu:
– Engraçado, essas sujeitas! Queixam-se de que abusaram delas... É sempre a mesma cantiga... Por acaso, meu filho as amarra, as amordaça, as ameaça com faca e revólver? Não. A culpa é delas, só delas...
Gostou do enredo do livro? Venha debater essa bela e instigante história no Clube do Leitura. Faça sua inscrição aqui! Os primeiros inscritos receberão instruções para