Cinema brasileiro: para ler, ouvir e assistir
18 DE junho DE 2021Em fins do século XIX, época em que florescia a fotografia, a proposta de registrar imagens em movimento para contar uma história era ousada. Mas vingou. No Brasil, a linguagem audiovisual atravessou diferentes fases e foi impactada por movimentos sociais e contextos políticos e econômicos. Agora, com as salas de cinema sofrendo restrições de público impactadas pela pandemia, você pode aproveitar para estudar sobre os diferentes movimentos, os principais cineastas, o que é a linguagem cinematográfica e, ainda, assistir a alguns filmes em DVD na biblioteca. Aproveite!
LER
[gallery type="rectangular" size="medium" ids="69225,69224,69227"]
Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966, de Jean-Claude Bernardet.
O texto traz um olhar crítico sobre os filmes realizados no Brasil entre 1958 e 1966, época do surgimento e da consolidação do Cinema Novo, liderado por Glauber Rocha. Analisa também a filmografia de Walter Hugo Khouri e José Mojica Marins tentando buscar conexões entre filmes aparentemente díspares e o modo como eles se relacionam com o país em transformação.
Cinema de invenção, de Jairo Ferreira.
O livro é um inventário do também chamado Cinema Marginal, Experimental ou Udigrudi. Jairo Ferreira, cineasta, jornalista e uma das figuras centrais do movimento, foi amigo pessoal de todos os diretores relacionados ao movimento ocorrido entre os anos 1967 e 1971. No livro, ele expõe o contexto, os anseios e a paixão dos diretores que forjaram um dos mais luminosos momentos de nosso cinema.
Dicionário de filmes brasileiros: curta e média metragem, de Antonio Leão da Silva Neto. (para consulta no local).
O livro lista toda a produção nacional de curtas e médias metragens no período de 1897 a 2005, além de trazer dados adicionais e raros de filmes produzidos e nunca exibidos, ou mesmo desaparecidos.
OUVIR
Cinema – despertando seu olhar crítico, de Ademir Pasquale.
(Audiolivro).
Descubra mais sobre a linguagem do cinema, a diferença entre resenha e
crítica, como ver um filme e muito mais!
ASSISTIR
O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte. (DVD – para consulta local).
É um filme do gênero drama, produzido em 1962. Conta a história de Zé do Burro, homem humilde, que enfrenta a intransigência da igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé, que era carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso. O filme é baseado na peça teatral homônima do dramaturgo Dias Gomes e recebeu a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França.