Cantigas de roda de Villa-Lobos encantam o público
11 DE março DE 2019Saber o significado da palavra “tuhu”, que em tupi quer dizer labareda, é uma pista para imaginar por onde esta história envereda. Tuhu é uma criança curiosa e sedenta por aventuras. A visita da Tia Fifina e sua trupe – Carlinhos, Manu e Tutuco, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Arthur Rubinstein – desperta nele o desejo de viajar, conhecer o mundo. Mas seus pais o impedem por considerá-lo pequeno demais. O consolo é uma viola, presente que recebe da tia.
O resto é o sonho de Tuhu, que embarca na imaginação e vai descobrindo as regiões, o folclore e os sons e cantigas do Brasil. O espetáculo é permeado por músicas conhecidas do público como Ciranda Cirandinha, Carneirinho Carneirão e Passa Passa. Na cena, entre os poucos objetos, se destacam várias malas, que indicam a viagem do menino.
O espetáculo é um convite para cantar junto com os atores. Foi o que aconteceu com as primas Letícia (fantasia de Batman) e Marcela (fantasia de Os Incríveis). De onde conheciam as cantigas de Villa-Lobos? “Cantamos essas músicas na escola e também ouvimos em CDs”, disse Letícia. Já Luiza, que estava acompanhada da mãe Verônica Tomás, gostou do espetáculo mas não sabia nenhuma das letras.
[gallery type="rectangular" ids="57764,57765,57766,57767"]