#BVL5anos: no Cordel, tudo é rima!
08 DE dezembro DE 2019

Existe uma maneira melhor de aprender algo do que brincando, cantando e rimando? Pois foi desse jeito que o público que esteve na BVL no dia do seu aniversário descobriu, aos pouquinhos, o que é a Literatura de Cordel. Crianças e adultos foram se aproximando ao ouvir o som da zabumba, tocada por Fabio Spila e da sanfona, executada por Felipe Siles. O trio, se completa com a participação da atriz Cris Leonel, que acompanha os músicos e convoca todos a participarem ajudando a formar rimas e embalando o corpo no ritmo da música.
No compasso do forró, o grupo Cia. do Liquidificador conta que o Cordel veio do sertão nordestino, de um tempo em que não existia nem jornal, nem televisão, e que o melhor jeito de fazer circular as notícias era por meio desses livretos. Rima e improvisação são as caraterísticas mais conhecidas dessa literatura, que entre seus expoentes conta com os versos do poeta popular Patativa do Assaré.
Mas não é só isso. Cordel ajuda na alfabetização. Quem não conhece a música ABC do sertão, de Luiz Gonzaga, que fala das letras do alfabeto? E tem cordel que ensina matemática, o poder da cura pelas plantas e até os diretos do consumidor. Tem história de amor, suspense, charadas e advinhas. Até biografia de gente famosa já virou literatura de Cordel.
Mas tem um segredo: precisa rimar!
[gallery type="rectangular" size="full" ids="61785,61786,61787,61790,61791"]
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

