Autor de "Os carbonários", Alfredo Sirkis morre no Rio, aos 69 anos
10 DE julho DE 2020
Autor de "Os Carbonários", Prêmio Jabuti de 1981, Alfredo Sirkis publicou mais oito livros, entre ficção e não-ficção. Destacam-se na sua obra ainda "Roleta chilena" (1981), "Corredor polonês" (1983), "Verde carioca" (1996) e "Megalópolis" (2012).
Em junho, ele lançou o livro "Descarbonário". A obra relata como Alfredo lida com as efeitos das mudanças climáticas, as ações para a descarbonização da atmosfera, misturada com histórias do folclore político brasileiro e internacional.
Jornalista, roteirista, gestor ambiental e escritor, Sirkis participou do movimento estudantil de 1968 e, depois, da resistência à ditadura. Foi um dos fundadores do Partido Verde (PV) e seu presidente nacional, entre 1991 e 1999.
Foi o primeiro Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (1993-1996), onde construiu a maior rede de ciclovias do País, com quase 160km, foi secretário de Urbanismo (2001-2006) e vereador por quatro mandatos, tendo sido o mais votado em 1988.
Notícias
BVL integra reportagem sobre o conceito de bibliotecas vivas
Biblioteca Parque Villa-Lobos é citada como espaço de liberdade, criação e troca cultural
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Villa do Tabuleiro reúne jogos de mesa e RPG na Biblioteca Parque Villa-Lobos
A atividade é presencial, gratuita e aberta a todas as idades,
Postado em 30 DE janeiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
BVL exibe sessões gratuitas de cinema infantil aos domingos de janeiro
Sucessos de bilheteria animam biblioteca no começo do ano
Postado em 02 DE janeiro DE 2026

