Dia da Amazônia é o destaque de setembro na BVL!
30 DE agosto DE 20235 de setembro é o Dia da Amazônia. Para comemorar a data, nossa equipe de acervo preparou uma lista com dicas de leitura sobre o tema. Confira a seguir e mergulhe no assunto que é cada vez mais sensível para o futuro da humanidade:
História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, de Marcio Souza
O livro definitivo sobre a história da Amazônia do período pré-colombiano aos dias atuais, por um dos autores que melhor interpretou a região. A Amazônia, que desde sempre atraiu viajantes e exploradores como um local desconhecido e misterioso, ocupa um lugar privilegiado na obra de Márcio Souza. Unindo suas perspectivas de sociólogo, historiador e crítico literário, ele se dedicou à tarefa de registrar esta História da Amazônia, abrangendo a totalidade de um território geográfico e histórico que se revela coerente em sua diversidade. Cobrindo desde o período pré-colombiano até os dias atuais, Márcio Souza trata de aspectos geográficos e antropológicos, valoriza a pluralidade étnica e vai além de favorecer a compreensão de um povo em sua dimensão geopolítica e cultural. Com esta obra, o autor não apenas preenche uma lacuna bibliográfica, mas reafirma a importância do resgate da memória da Amazônia, buscando aguçar o pensamento crítico dos leitores (resumo da Amazon).
Amazônia, amazônias, de Carlos Walter Porto Gonçalves
Este livro vem para descobrir a Amazônia, para contribuir no debate sobre esta fantástica região do Brasil. É o produto de 22 anos de uma pesquisa intensa, crítica e apaixonada sobre a região. Uma obra que foi delineada para quebrar mitos sobre a realidade local e para dar o devido destaque aos protagonistas que se empenham em promover o desenvolvimento da região. Nem pulmão do mundo, intocável natureza, nem relíquia que desperta a cobiça das potências externas, a Amazônia é heterogênea, contraditória, desigual. Mais do que 'Amazônia', são 'amazônias' que se desvelam neste livro ousado e revelador (resumo livraria Cultura).
A Amazônia, de Rubens Matuck
A Amazônia cobre cerca de 40% do território brasileiro e se estende pela região Norte, norte da Centro - Oeste e oeste do Maranhão. É um grande sistema formado por rios, igarapés e lagoas que entremeiam a vegetação luxuriante. São muitos e variados os peixes e mamíferos que vivem nessa região. No diário de viagem, as explicações de Rubens Matuck mostram ao leitor a importância de registrar aquilo que mais interessa. Desta forma, as melhores recordações ficarão gravadas para sempre (resumo da livraria Cultura).
Seis razões para preservar a Amazônia, de Nilson José Machado
Indicado para pais, filhos e educadores, levanta questões como a importância da Amazônia na renovação do nosso ar e na redução do aquecimento global, a importância do ciclo natural da água na precipitação das chuvas da região, que repercute no equilíbrio do ecossistema global, a diversidade da fauna e da flora ameaçadas pelos desmatamentos, a preservação da cultura amazônica, como a dos 230 povos indígenas e as cerca de 600 mil pessoas que vivem por lá (resumo adaptado da livraria Cultura).
A gestão da Amazônia: ações empresariais, políticas públicas, estudos e propostas, Jacques Marcovith
Claro e concreto na abordagem da complexidade amazônica, este livro tem como foco a gestão do grande bioma em seus múltiplos aspectos (resumo da contracapa).
Para realizar o empréstimo dessas e de outras obras basta ser sócio da BVL, é grátis!
Ainda não tem sua carteirinha? Clique aqui.
BibliON e Tocalivros
Quem tem a carteirinha da BVL também tem acesso aos acervos digitais da BibliON e da Tocalivros, com e-books e audiolivros. Para ajudar você a começar a navegar por essas plataformas, nossa equipe também trouxe algumas sugestões de leitura com a temática do mês disponíveis nesses espaços.
Amazônia indígena, de Márcio Souza.
Da Amazônia para o mundo: Ayahuasca, Xamanismo e o renascimento cultural Yawanawa, de Virgílio Bonfim Neto.
Sinfonia da Amazônia, de Lalau.
Rio acima, de Paulo Cesarino.
Histórias não contadas: aventuras pelos rios e cidades do Amazonas, de Tomázia Tavares.
O grande Amazonas em marcha, de José Roberto Tadros.
Amazônia, organizado por Rosineide da Silva Bentes.
Amazônia, de Ricardo Abramovay.
Poemas amazônicos, de Garibaldi Nicola Parente.
A Amazônia e os povos indígenas: conflitos socioambientais e culturais, de Aparecida Alzira Zuin.