Evento Online
Relações Entre Música Sertaneja e Canção Popular Urbana
20
junho
14h

A canção popular é um dos gêneros poéticos de maior expressão na cultura brasileira. Além de expressar os sentimentos e ideias de nosso povo, ela também esteve presente em todos os momentos importantes de nossa história política e social. Dessa forma, estudar a canção popular brasileira é conhecer a formação do povo brasileiro.
Nesta oficina, nos dedicaremos particularmente a compreender as relações entre a cultura caipira e a canção popular urbana, que se deu por meio da música sertaneja. Para isso, oferecemos um instrumental teórico que possibilitará ao participante estudar as canções, observando tanto os aspectos poéticos presentes na letra quanto os musicais trabalhados pelo compositor. Esperamos que com esse conhecimento o participante adquira autonomia para estudar outras canções e períodos do rico cancioneiro popular brasileiro.
11, 13, 18 e 20 de junho das 14h às 17h, com Álvaro Antônio Caretta Atividade online ao vivo.
Carga horária: 12h – 4 encontros | 20 vagas Esta atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp
Sobre o ministrante: Álvaro Antônio Caretta é graduado em Letras e licenciado pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Professor do Departamento de Letras da UNIFESP, atuou na pesquisa sobre canção popular brasileira e discurso. Atualmente, dedica-se à escrita literária. É autor dos livros Estudo-dialógico discursivo da canção popular brasileira (Editora Annablume), Amores em cadeados (ebook Amazon) e Amores amaros – contos (Editora Penalux)