Evento Presencial
Inauguração Painel da Vida
09
novembro
13h

Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo apresentam
Exposição Interativa Painel da Vida
A história do universo a um toque das mãos
A Exposição Interativa Painel da Vida entra para o acervo permanente da BVL em 9 de novembro, com uma inauguração especial que terá a presença da culinarista Bela Gil e do escritor Cristino Wapichana. Clique aqui para ler a notícia na íntegra e participe do evento de inauguração, que acontecerá das 13h às 18h. Confira todas as atrações do dia:
13h às 17h: Intervenção “As agentes secretas em Meu Mundo Caiu!”
Com Bárbara Salomé, Priscila Jácomo e Silvia Brunello | Público: livre
O mundo caiu e três palhaças-agentes secretas têm uma missão importante: descobrir o que fazer para cuidar dos machucados do mundo, afinal, o tombo foi grande. A intervenção, que acontece em todo o espaço da biblioteca, vai refletir sobre nossa relação com a natureza e com todos os seres viventes no planeta, tudo isso com uma boa dose de humor e consciência ambiental.
14h às 14h30: Cerimônia de abertura
Público: livre
Com o curador Pablo Ribeiro e convidados do Conselho de Administração da SP Leituras e SCEIC-SP.
14h30 às 15h: Pocket show “Andarilheiros Duo Musical”
Público: livre
Canções autorais que dialogam com temas como a natureza e a sociedade.
14h30 às 15h15: Lê no Ninho “Especial Painel da Vida”
Com Equipe BVL | Público: de 6 meses a 4 anos
Experiência de interação com a leitura na primeira infância. Para o evento, a atividade contará com uma seleta especial de títulos voltados para os temas trabalhados no Painel da Vida. Para bebês, crianças , pais e/ou cuidadores, a atividade tem o objetivo de fortalecer o vínculo afetivo para estimular a leitura.
14h30 às 18h: Instalação “Contextura: uma experiência corporal”
Com Equipe Casa do Brincar | Público: a partir de 10 meses e adultos
Os participantes estão convidados para conhecer esta instalação sensorial na qual natureza e arte se entrelaçam em um abraço poético. Criado pela Casa do Brincar, este projeto artístico e educativo é feito com elementos da natureza e proporciona uma jornada sensorial rica e envolvente
14h30 às 18h: Oficina “Floresta de papel”
Com Equipe Casa do Brincar | Público: crianças a partir de 2 anos
Nesta oficina, as crianças são convidadas para uma jornada criativa na qual poderão criar suas próprias árvores. Papel kraft é a base desta floresta de características únicas, que traz lãs coloridas e outros elementos para dar vida à criação dos pequenos artistas. Por meio do encontro entre a exploração e criatividade, os pequenos poderão expressar seus sonhos a partir de ricas reflexões sobre o meio ambiente.
14h30 às 18h: Oficina “Cores da terra: criações com argila”
Com Equipe Casa do Brincar| Público: crianças a partir de 2 anos
Durante toda a tarde, as crianças são convidadas a mergulhar em um universo de texturas e imaginação enquanto exploram a modelagem com argila e elementos da natureza. Pedras, folhas, sementes e galhos são elementos que cada pequeno artista usará para criar suas próprias obras de arte, descobrindo a magia das cores e das formas naturais.
15h às 16h: Bate-papo com Bela Gil “A democratização da alimentação saudável e da agroecologia”
Público: a partir de 14 anos
Neste bate-papo, a biblioteca recebe a culinarista e apresentadora Bela Gil para conversar sobre a importância da alimentação com ingredientes orgânicos e nutritivos no processo de qualidade de vida e preservação do planeta. Bela abordará na conversa sobre como a agroecologia está diretamente envolvida no tema e como processos históricos alimentares são importantes para moldar a diversidade.
15h às 16h: Oficina “Yoga: bem-estar e saúde”, com Reconectando Consciência Plena
Público: a partir de 14 anos
Aula aberta de yoga, uma oportunidade única de conectar-se consigo mesmo em um ambiente inclusivo e inspirador. A sessão é projetada para todos os níveis de habilidade, oferecendo uma prática acessível e enriquecedora. Namastê! Indicado para pessoas com ou sem experiência na prática. Tapetes para a prática serão disponibilizados em número limitado, os participantes podem também levar os seus próprios.
15h às 17h: Oficina de xadrez
Público: a partir de 7 anos
Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas, além de disputar partidas. A atividade conta com instrutor que orienta os iniciantes e esclarece as dúvidas dos mais experientes.
15h às 17h: Oficina “Brinquedos da natureza: bonecos de cabaça”, com Camila de Sá, da Cia. Bambuzal
Público: de 3 a 12 anos
A oficina propõe a construção de bonecos articulados de bambu e cabaça. Durante a feitura dos bonecos, os participantes irão refletir sobre aspectos ecológicos e afetivos sobre o brincar e sobre como se reinventar por meio de um boneco simples ao vivenciar a natureza de forma brincante, poética e consciente.
15h45 às 16h30: Lê no Ninho “Especial Painel da Vida”
Com Equipe BVL | Público: de 6 meses a 4 anos
Programa que proporciona uma experiência de interação com a leitura na primeira infância. Para o evento, a atividade contará com uma seleta especial de títulos voltados para os temas trabalhados no Painel da Vida. Para bebês, crianças, pais e/ou cuidadores, a atividade tem o objetivo de fortalecer o vínculo afetivo para estimular a leitura.
16h às 16h40: Bate-papo com Mauricio Negro e Cristino Wapichana “A preservação com jovens: escrita e engajamento ambiental”
Público: a partir de 12 anos
16h às 17h: Oficina “Cultivo em pequenos espaços”, com Manoella Mignone e Glauco Martins dos Santos
Público: a partir de 5 anos
Nos grandes centros urbanos, o acesso a áreas verdes e até mesmo a luminosidade estão escassos. Por outro lado, ainda assim é possível produzir alimentos que complementam a alimentação cotidiana em pequenos espaços, como nos quintais ou varandas das casas, seja cultivando hortaliças, ervas medicinais ou até mesmo legumes. Nesta oficina, os participantes irão explorar recipientes que possam virar hortas e jardins terapêuticos e a criar seu próprio cultivo em casa.
17h às 17h50: Espetáculo “Bichos do Brasil”, com Pia Fraus
Público: livre | Necessário retirar senha 1 hora antes do início do evento
O espetáculo busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, nas quais os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, essa produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.
Todas as atividades têm vagas limitadas por ordem de chegada. Exceto "Bichos do Brasil", que exige retirada de senha com 1 hora de antecedência.
A exposição Painel da Vida é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e acontece com o patrocínio da WTW, Stima Energia, Colégio Vital Brazil, Empiricus, Otis e Velt Partners, por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Todas as atividades contarão com tradução em Libras.
Programação sujeita a alteração.