Evento Presencial
Clube de Leitura BVL +60
29
janeiro
15h
Crédito: Reprodução
Em janeiro, o Clube de Leitura +60 volta com uma leitura feroz e provocativa: O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa. Félix Ventura escolheu um ofício estranho: vende passados falsos. Seus clientes — prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana — têm o futuro assegurado; falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica genealogias de luxo, memórias felizes e consegue retratos de ancestrais ilustres. A vida corre bem para ele.
Certa noite, entra em sua casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E então, numa vertigem, o passado irrompe no presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz, mas divertida e bem-humorada da sociedade angolana contemporânea, este livro é também — ou principalmente — uma reflexão sobre a construção da memória e seus equívocos.
Obra disponível na BibliON: https://biblion.odilo.us/info/o-vendedor-de-passados-00908902
Conheça nossos facilitadores:
Marcelo Rodrigues Vieira é assistente de atendimento e mediação da SP Leituras, organização social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos, BibliON e ações do SisEB. Atualmente, cursando Biblioteconomia e atua há mais de 10 anos em projetos de incentivo à leitura e inclusão digital, como Smartphone 60+, Leitura ao Pé do Ouvido, Clube de Leitura e Luau.
Suzana Panizza Souza é assistente de atendimento e mediação da SP Leituras, organização social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos, BibliON e pelas ações do SisEB. É licenciada em Artes Visuais com especialização em Literatura Infantil, possui formação em Narração de Histórias, com foco em Práticas de Mediação Leitora e Contação de História, atuou por 10 anos em escolas e projetos de educação não formal. Atua em projetos de incentivo à leitura, como Lê no Ninho, Hora do Conto e Clube de Leitura.

