Evento Online
100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 22 | Oficina Ecos Literários do Modernismo: Portugal e Moçambique
07
outubro
10h

A oficina estimula reflexões acerca do modernismo português, bem como das ressonâncias do modernismo brasileiro na literatura moçambicana, propiciando o contato com autores representativos do movimento, como Fernando Pessoa, José Régio, Lídia Jorge, Noémia de Sousa, Paulina Chiziane e Suleiman Cassamo. Os encontros também promovem a produção de pequenas resenhas críticas das obras, a partir da leitura e análise. Indicado para pessoas a partir de 16 anos.
Com Carina Carvalho e Simone Nacaguma.
Sextas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 10h às 13h.
Atividade online, ao vivo.
Carga horária: 12h – 4 encontros.
Vagas limitadas preenchidas por ordem de inscrição.
Inscrições a partir das 10h do dia 23 de setembro pelo link.
Esta atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp.
Sobre as ministrantes:
Simone Nacaguma possui Bacharelado em Teoria e História Literária pela UNICAMP, Mestrado em Literatura Portuguesa pela USP (2002) e Doutorado em Teoria e História Literária, UNICAMP (2010). É docente de Literatura Portuguesa na UNIFESP. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutoramento sobre Literatura e Saúde Mental no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP e exerce a função de Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura na mesma universidade.
Carina Carvalho é poeta e trabalha como editora e revisora de materiais didáticos e de aprendizagem socioemocional. Mestra em Estudos Literários pela Unifesp, com pesquisa na área das literaturas africanas de língua portuguesa. Foi professora na especialização da UAB/Unifesp “Identidades, territórios e deslocamentos”, disciplina sobre a literatura moçambicana, em 2020. Tem publicados os livros de poemas Marambaia (Editora Patuá, 2013), Passiflora (Edição da autora, 2017), Corpo clareira (Editora Feminas, 2019) e Sem verão só a espera (Editora Primata, 2021).