Virada Sustentável: “comida” de saci é delícia em oficina divertida

0

Fazer um muffim salgado pode até parecer uma tarefa fácil para um adulto. Mas muitas crianças tiveram essa primeira – e deliciosa – experiência durante a oficina Histórias da Cozinha – O Jantar do Saci, comandada pela historiadora Dolores Freixa e Solange Boitura, professora de Gastronomia. Os pequenos acompanharam, com total atenção, os detalhes dos processos da receita e, ao final, saborearam – e, sem exceção, repetiram – essa espécie de empadinha. A comilança marcou o final da atividade, que reuniu, além da experiência gastronômica, contação de história e muitos aprendizados sobre os alimentos e o escritor Monteiro Lobato. Com foco nos mitos brasileiros e alimentos nativos, retirados de nossas matas, a oficina rendeu fartas porções de felicidade para quem participou dessa deliciosa atividade da programação da Virada Sustentável na BVL, no último final de semana de agosto.

Os muffins ficando prontos no forno, de uma cozinha adaptada na sala de criatividade, encheram o espaço do perfume gostoso de comida quentinha. Reunidas em torno de duas grandes mesas para realizar a receita e ouvir as histórias, as crianças foram acompanhadas de perto por pais e responsáveis, que também aproveitaram o momento para aprender um pouco mais sobre os temas abordados, além, é claro, de um novo prato para o dia a dia dos pequenos.

Receita aprovada por todos, aliás! Até mesmo por aqueles que não são “tão fãs assim” deste ou daquele ingrediente apresentado, como contavam algumas mães. Lucas, de sete anos, tem resistido a alguns alimentos, mas experimentou e gostou do muffim, além de participar ativamente da realização da receita. Segundo Roberta, mãe de Lucas, ele adora a cozinha e sempre ajuda e observa com atenção a execução dos pratos em reuniões de família. Maria Luísa, de nove anos, também costuma contribuir nas tarefas realizadas na cozinha de casa. Leitora atenta, Maria Luísa foi responsável por ler, em voz alta, trechos das histórias de Monteiro Lobato, trazidas por Dolores.

Confira, a seguir, a galeria de fotos da atividade e a receita completa do muffim.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário