Segundas Intenções sobre quadrinhos

0

No sábado, 12 de setembro, a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) recebeu um bate-papo com os quadrinistas e ilustradores Caco Galhardo e Eloar Guazzelli. O encontro foi realizado às 11 horas dentro do programa permanente Segundas Intenções e teve medição do crítico literário Manuel da Costa Pinto.

Na conversa, os autores falaram sobre suas referências em quadrinhos e fizeram uma defesa da linguagem, afirmando que ela não deve nada a outras áreas de conhecimento como o cinema, literatura e teatro, embora muitos leitores a considerem um gênero menor.

Entre os quadrinhos citados estão desde Zé Carioca – um dos personagens mais emblemáticos da Disney, até o Maus, do sueco Art Spiegelman, que retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial, passando por Matt Groening, criador dos desenhos Os Simpsons e Futurama, e chegando no Brasil, com a referência da revista Chiclete com Banana, desenhada por Angeli, Glauco e Laerte e que teve circulação na década de 1980.

Caco Galhardo e Eloar Guazzelli são uns dos mais proeminentes autores de quadrinhos desta geração. Galhardo é autor das tirinhas Os pescoçudos, Daiquiri, Lili, a ex, Chico Bacon, entre outras. Colaborou também para a televisão, escrevendo para o programa Casseta e Planeta Urgente e também foi redator para a MTV. “Agora boa parte do meu trabalho está em adaptar as tiras de Lili para o audiovisual. A série de 13 episódios foi exibida no canal GNT e estamos começando a segunda temporada”, disse Galhardo.

Já Guazzelli tem experiências em diversos campos, como os quadrinhos, artes plásticas, ilustração e o cinema de animação. Recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri International Cartoon Contest, em 1991, no Japão; e em 1994, o troféu HQ MIX pelo livro Bamboletras. “Encontrei a minha escola narrativa nas adaptações de Escrava Isaura, Grande Sertão Veredas e Pagador de Promessas. Acho que mais do que quadrinista, sou um contador de histórias”, define Guazzelli.

O próximo Segundas Intenções acontece no dia 26 de outubro, às 11 horas, na Biblioteca de São Paulo (BSP), às 11 horas. Os autores convidados são Fábio Moon e Gabriel Bá.

Compartilhe

Deixe um Comentário