/ governosp

Segundas Intenções Online traz Noemi Jaffe em transmissão via Facebook

0

Escritora, professora e crítica literária, Noemi Jaffe é a convidada do primeiro Segundas Intenções Online da Biblioteca Parque Villa-Lobos*, que acontece na segunda-feira, 25, das 19h às 20h. A transmissão ao vivo, que terá mediação do também crítico Manuel da Costa Pinto, será feita na página da biblioteca no Facebook (BVLbiblioteca). Não é necessário fazer inscrição.

Noemi é autora, entre outros, de “A verdadeira história do alfabeto”, ”O que os cegos estão sonhando”, ”O livro dos começos” e ”Não está mais aqui quem falou”. Seu romance mais recente é “O que elas sussurram”, lançado em abril pela Companhia das Letras. Baseado em fatos reais, o livro narra a história de Nadejda, jovem russa que memoriza poemas de seu marido, morto pelo regime soviético, para evitar que se percam.

clube_leitura_noemi-1024x640

A seguir, a escritora fala como a pandemia do novo coronavírus afetou o seu trabalho, lembrou um poema e também deu uma dica de leitura. Se quiser saber mais sobre e até fazer sua própria pergunta, acompanhe o Segundas Intenções Online da BVL com ela.

Como a pandemia impactou sua rotina de trabalho e sua produção?

Ironicamente, na quarentena tenho trabalhado ainda mais do que em tempos normais. Dou aulas online (o que dá mais trabalho que as aulas presenciais), cuido de uma escola de escrita e literatura e ainda há todo o trabalho doméstico. Mas tenho escrito um diário de quarentena, todos os dias, nas minhas redes sociais e isso tem sido bom para mim, para dar forma a alguns sentimentos muito intensos que surgem necessariamente nesse período e creio que também para algumas pessoas que o acompanham.

Em “O que ela sussurra”, uma jovem russa guarda na memória os poemas de seu marido morto pela censura soviética. Qual poema você guarda na memória e poderia compartilhar conosco?

Sempre lembro do poema de Manuel Bandeira “O Rio”, que, além de ser de uma beleza extraordinária, sempre me tranquiliza em momentos de angústia.

O que você está lendo neste momento e poderia recomendar também aos nossos leitores?

Acabo de terminar pela segunda vez o romance “Herzog”, de Saul Bellow, um dos livros mais bem escritos e profundos que já li, com um personagem que questiona o sentido de sua vida, da vida em geral e que encontra libertação naquilo que menos se espera.

* Importante lembrar que a biblioteca está com atividades presenciais suspensas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras