/ governosp

Oficina sobre arte poética é caminho para aprender a construir conteúdos criativos

0

Quem procura atividades para exercitar a criatividade encontra, na BVL, em setembro, a Oficina Online Arte poética: demência ou sobrevivência? começando no início do mês. Com Fábio Martinelli Casemiro, serão quatro encontros (em 1º, 3, 8 e 10 de setembro), sempre das 10h às 13h, e é necessário fazer inscrição para participar. Clique aqui e já garanta a sua vaga: www.bvl.org.br/inscricao .

Durante os encontros, o participante terá contato com textos poéticos e críticos. O objetivo é que cada um encontre sua própria “voz” e produza conteúdos em verso e prosa. Quem fará a condução dos trabalhos é Fábio Martinelli Casemiro, poeta, músico, pós-doutorando em Teoria Literária pela UNIFESP, mestre e doutor em Teoria Literária pela UNICAMP. Especialista em História Cultural pela UNIMEP, licenciado em Letras pela FACEL e em História pela UNIMEP.

O antropólogo francês Edgar Morin compreende o ser humano para além do homo faber propõe o homo demens. Neste contexto, Fábio sugere ir além, nesta oficina, concluindo que “delirar é preciso, viver não é preciso”. Havia quem salientasse que a poesia de Fernando Pessoa era esquizofrênica, já disseram que Augusto dos Anjos era demente e raquítico, lembra ele. Seria a literatura a cura para os doentes ou será que é a doença ela mesma?, instiga Fábio.   

Ao final da oficina, que tem carga horária de 12 horas, cada participante irá entregar um texto poético de própria autoria. Indicada para maiores de 15 anos, a atividade tem vagas limitadas.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras