Oca lotada para receber o escritor Milton Hatoum

0

O programa Segundas Intenções de maio na BVL, realizado no segundo sábado do mês, teve Oca lotada para receber o escritor manauara Milton Hatoum. Mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, o bate-papo desvendou histórias por trás das tramas descritas nas obras do autor, que compartilhou suas experiências de vida e na arte de escrever.

E vivências não faltam ao protagonista do Segundas Intenções. Hatoum morou na Espanha e na França, entre outros países, estudou Arquitetura em São Paulo e viveu em algumas cidades brasileiras, entre elas, Manaus e Brasília, de onde guarda lembranças amargas do tempo do colégio em meio a ditadura militar. O escritor falou sobre o processo de criação de seus livros e contou como costuma alinhavar o planejamento do enredo (inclusive, por vezes, começando pelo fim do romance porque não “aguenta” esperar para “ver” o que acontece com os personagens). “Às vezes, você encontra o título em um susto. Você encontra o título como encontra uma pessoa amada”, acrescentou.

Hatoum citou, várias vezes, Euclides da Cunha e, entre os escritores contemporâneos, destacou Joca Reiners Terron, de quem leu “Noite dentro da noite”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Em um dos momentos mais divertidos do encontro, compartilhou também sua experiência no filme “Órfãos do Eldorado”, longa baseado em um de seus livros. Na produção, dirigida por Guilherme Cezar Coelho e com Daniel de Oliveira e Dira Paes no elenco, ele faz participação especial, em uma cena de rio, que quase transformou-se em registro de pequeno acidente. Aliás, há outras obras de Hatoum sendo filmadas; uma delas é “Relato de um certo Oriente”, com direção de Marcelo Gomes (de “Viajo porque preciso, volto porque te amo” e “Cinema, aspirina e urubus”).

Entre encontros e reencontros

Na plateia, a artista plástica Miriam foi logo reconhecida por Milton como ex-colega de faculdade. Ela, que também é arquiteta, escolheu a manhã de sábado na biblioteca para reencontrar o amigo escritor. Bem perto dela, o casal Marina e Diego ouvia atentamente cada palavra do autor. Os dois já leram várias das obras de Hatoum e se entreolhavam a cada comentário sobre esse ou aquele trecho compartilhado. Ainda mais fã que Diego das obras, Marina fez questão de guardar o momento com uma foto (veja na galeria de imagens).

Quem se aventurou nas perguntas não se arrependeu pois teve todas as curiosidades atendidas. Foi o caso de Kiko, que procurou saber do escritor suas impressões sobre o avanço do moderno “varrendo” a história, nas cidades, por exemplo, um movimento que Hatoum identifica em seus livros, principalmente os que tratam de Manaus. Também na plateia, logo na primeira fileira, Marisa veio buscar inspiração e conhecer mais de perto o processo criativo do autor, que tanto admira e respeita. Saiu satisfeita e pronta para produzir mais e mais.

Mas talvez ninguém tenha ficado mais feliz do que Fabiana, que está se preparando para voltar a comandar as aulas de yoga na biblioteca. Fabiana esteve na BVL pela primeira vez depois que teve o filho Theo. A festejada visita aconteceu especialmente por causa do Segundas Intenções com o escritor. Emocionada ao receber autógrafo e tirar fotos com Hatoum, Fabiana levou pra casa dedicatória em exemplar de “Dois irmãos” que trouxe de suas prateleiras. Dedicatória, aliás, para ela e para o pequeno. Uma gentileza, que ela ressalta ao falar do escritor, que tanto admira.

No acervo

Quer conhecer os livros do escritor Confira em nosso acervo: “A noite da espera”, “Dois irmãos”, “Um solitário à espreita- Crônicas”, “Relato de um certo Oriente”, “A cidade ilhada – Contos” e “Cinzas do Norte”, entre outros. Vale lembrar que o encontro com Milton Hatoum foi exibido ao vivo em nosso espaço do Facebook e está disponível nos seguintes links: parte 1 e parte 2. Em breve, também poderá ser acessado em nosso canal do YouTube da biblioteca, onde você também encontra vídeos de sessões anteriores do programa Segundas Intenção.

Confira a galeria de imagens.

Compartilhe

Deixe um Comentário