Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher será celebrado antecipadamente na BVL, com a intervenção poética Vozes de longe, ditas de perto, no domingo, 7, em duas sessões: das 10h às 11h e das 12h às 13h. Na atividade presencial, Luz fará uma leitura intimista de vários textos de outras mulheres, convidando quem estiver na biblioteca para conhecer narrativas diversas sobre o universo feminino. Para participar, não é necessário fazer inscrição.
Como ela explica, faz-se necessário construir novos imaginários coletivos, com leituras que interseccionam raça e gênero, recolocando a mulher negra no lugar da intelectualidade e afetividade. Luz integra o grupo de pesquisa e teatro Coletivo Legítima Defesa. E, apesar de não se considerar uma poeta, sonha com o dia que “será poesia”. Campeã do Slam Flup Nacional (2015), campeã do Slam BR (2016) e semifinalista da Coupe du Monde de Slam de Poésie (2017, na França), ela protagonizou um dos capítulos da série “Bravos”, da TV Brasil. Autora dos livros “Eterno contínuo” (2013) , “Espanca estanca” (2017) e “novembro [pequeno manual de como fazer suturas], Luz fala de si assim: “33 anos, raiou no verão de São Paulo, gosta de escrever com letrinha minúscula, nasceu antes de aquário pra presa não ficar. luz é: mar-mãe de ben e filha-mar de odoya.”
Vozes de longe, ditas de perto. Com Luz Ribeiro. Domingo, 7 de março, das 10h às 11h e das 12h às 13h. Atividade presencial. Não é necessário fazer inscrição.