Humor marca encontro com o escritor Jacques Fux

0

A véspera do Dia das Mães contou com a presença do premiado escritor Jacques Fux na BVL. Convidado para o Segundas Intenções, Fux imprimiu no bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, o mesmo humor que carrega em suas histórias contadas nos livros que vem produzindo. De raízes judaicas e vivendo em Belo Horizonte (MG), o escritor mistura personagens fictícios e reais, brincando com a personalidade e a vida de cada um deles, às vezes até “entrando na cabeça” dos escolhidos e em outras, fazendo contraponto em suas histórias.

Autor de livros como “Meshugá: um romance sobre a loucura” (vencedor do Prêmio Manaus de Literatura), “Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor” e do recente “Nobel”, no qual narra o discurso de aceitação de um escritor ao prêmio, Fux, que valoriza seu conhecimento de lógica e matemática (ele próprio é matemático), tem doutorado e pós-doutorado em Literatura e é mestre em Computação. No encontro da manhã de sábado, dia 12 de maio, o escritor falou de sua trajetória e justificou a curiosidade pelo mundo dos números como fonte também de seu trabalho. É dele, por exemplo, “Literatura e Matemática: Jorge Luíz Borges, Georges Perec e o OULIPO”, de 2016. Outro destaque de sua bibliografia é “Antiterapia”, obra que lhe rendeu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2013, na categoria Autor estreante – Menos 40 anos.

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

Na plateia, Humberto Conzo Júnior (à esquerda na foto) acompanha o bate-papo divertido entre Manuel da Costa Pinto e Jacques Fux (no centro da imagem), com a máxima atenção. Humberto, que também é escritor, não perde a programação do Segundas Intenções. Para ele, a importância dos encontros vai além da oportunidade de estreitar a relação entre quem gosta de literatura e é leitor voraz daqueles que produzem as obras. Na opinião de Humberto, que comanda o canal literário Primeira Prateleira (https://www.youtube.com/channel/UC02wIlX1I-37tmxmB6T7TZQ/featured) no Youtube com mais de 5 mil inscritos, é uma chance de alcançar também quem não tem laços com os livros. E nada melhor do que fazê-lo em uma biblioteca como a BVL, diz ele.

No outro canto da Oca, onde o Segundas Intenções é realizado na BVL, guarda o mesmo olhar de interesse outro frequentador assíduo da atividade: o consultor Antônio Manoel Azevedo. Com formação em redação publicitária, ele está sempre atento à programação e gostou muito da participação de Fux. Interessado por literatura, Antônio divertiu-se com a veia forte de humor do escritor e saiu do bate-papo com o desejo de levar para casa os títulos do autor que constassem do acervo da própria BVL. Ele, que mora na vizinhança do Parque Villa-Lobos, gostaria que esse tipo de iniciativa marcasse as manhãs de cada vez mais gente. As dele, como frisa, começam sempre mais animada com o Segundas.

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

O Segundas Intenções tem sido exibido ao vivo online em nosso espaço no Facebook: https://www.facebook.com/BVLbiblioteca/ Perdeu esse encontro? Confira aqui, no alto dessa tela, ou por meio do link para nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=g5QSfGWqgn4&t=522s

Para saber mais sobre o escritor Jacques Fux, acesse: http://www.jacquesfux.com.br/

 

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

 

Compartilhe

Deixe um Comentário