/ governosp

Histórias ganham contações interativas, online e gratuitas para toda a família

0

Há famílias inteiras em casa, com crianças pequenas e procurando como entretê-las, neste tempo de enfrentamento de pandemia e distanciamento social. Pois a BVL tem uma opção bem diferente e gratuita para contribuir com a diversão. E, para participar dela, basta inscrever-se em www.bvl.org.br/inscricao (vagas limitadas). A Hora do Conto Interativa é a dica que consta da programação online de agosto e setembro da biblioteca e que soma quatro encontros da atividade intitulada “Histórias para sonhar no dia de hoje”.

Com Kiara Terra, a brincadeira acontecerá nos sábados de 22 e 29 de agosto e 5 e 12 de setembro, sempre às 16h, e é indicada para maiores de 5 anos. No último dia da série, Kiara contará com convidada especial: Brunna Talita. Veja como será cada uma das sessões da brincadeira:

Dia 22 de agosto, às 16h - Título da históriaA capa mágica e outras histórias Se eu me vestir de você? – Kiara convidará os participantes para brincar de se transformar em outra pessoa! Ao final, vamos descobrir nossos poderes e identidades secretas por meio da história “grande viagem da senhorita prudência”, de Charlotte Gastaut. Orientamos que o participante separe previamente para o encontro: uma roupa de adulto.

Dia 29 de agosto, às 16h – Título da históriaContos de bichos fantásticos que vivem em casas pequenas – Aqui, a contadora vai provocar os pequenos a brincarem de descobrir e “fazer” bichos com as coisas de casa! A ideia é que saibamos como os bichos “ganharam” cores, chifres e asas e, afinal, obter a resposta para a pergunta: por que a onça tem medo de tomar banho? Como referência, a sessão trará “As mais belas fábulas africanas”, da editora Ler. Orientamos que o participante separe previamente para o encontro: objetos de cozinha.

Dia 5 de setembro, às 16h – Título da históriaEsconderijos secretos e portas mágicas para acessar a saudades – Kiara vai propor a construção de uma engenhoca para que os pequenos possam administrar melhor as saudades. O objetivo será o de descobrir possibilidades dentro do tema, com a história de “Pedro e Lua”, de Odilon Moraes. Não será necessário separar qualquer objeto previamente para a sessão do dia.

Dia 12 de setembro, às 16h – Título da históriaA festa! Kiara e sua convidada, a contadora Brunna Talita, vão partilhar “sabores” musicais e sensações a partir das histórias Selma”, de Juta Bauer, “Rainha das cores”, de Juta Bauer. Aqui também não será necessário separar qualquer objeto antes da brincadeira começar. 

Gostou? Para fazer sua inscrição gratuitamente, acesse o link: www.bvl.org.br/inscricao (vagas limitadas). Não quer esperar até o dia 22? Saiba que há ainda uma sessão da Hora do Conto interativa e online na Biblioteca de São Paulo no dia 15 de agosto, próximo sábado, às 16h. Para esta, você precisa inscrever-se, clicando aqui. Aproveite todas, aliás! Estão separadas por dia no link.

E lembre-se: as atividades presenciais na BVL e na BSP continuam suspensas, mas há uma programação intensa e online preparada pelas equipes dos dois espaços. Fique sempre por dentro nos sites e redes sociais das duas bibliotecas.

Saiba mais sobre as contadoras

Kiara Terra é escritora, contadora de histórias e criadora do método “A história aberta” (narrativas colaborativas que estimulam a participação do público). Cursou Arte Dramática no Célia Helena Teatro-escola, Comunicação das Artes do Corpo na PUC e, atualmente, Kiara mora em Portugal, onde é doutoranda em Antropologia da Infância na Universidade do Minho. Já Brunna Talita é contadora de histórias, escritora, educadora brincante, cofundadora e mediadora de leitura do projeto O Casulo Viajante – Kombi literária, além de integrante do Grupo ÊBA!, que trabalha com contações em Libras e Português desde sua formação, no ano de 2012. 

Quer saber como foi a construção desta atividade? Confira, clicando aqui.

Brunna Talita. Foto: Renato Ribeiro.

Brunna Talita. Foto: Renato Ribeiro.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras