/ governosp

Garanta sua vaga em nossa programação de agosto!

0

A programação de agosto está recheada de atividades para quem quer aprender algo novo, divertir-se com o desenvolvimento de uma habilidade ou aprofundar seus conhecimentos em alguns dos temas propostos. Confira, a seguir, o que preparamos e fique de olho nas datas de inscrições para garantir sua vaga. Inscreva-se em www.bvl.org.br/inscricao.

Oficina Professores personagens da literatura: textos sobre outros textos – Atividade on-line, indicada para maiores de 16 anos. Com Lilian do Rocio Borba.  Sábados, dias 7, 14, 21 e 28 de agosto, das 10h às 13h. A oficina visa estimular a produção de uma resenha, de um artigo ou de um ensaio sobre uma obra literária analisada durante os encontros. Dentre as obras literárias propostas, o ponto em comum é haver professores como personagens. A leitura crítica é um passo inicial e fundamental para as produções propostas. Além de aspecto relacionado à leitura, a atividade tem como foco a abordagem crítica e o ensino de elementos que fazem parte dos referidos gêneros textuais a serem produzidos pelos participantes tais como o plano global de uma resenha/de um artigo, a expressão da subjetividade do autor da resenha/do artigo e a inserção de vozes no texto. Lilian é graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, com doutorado em Linguística, na área de Sociolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas, e estágios de pós-doutorado também pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisa sobre os africanos e a formação do português brasileiro. Atividade do projeto Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a SP Leituras. Inscrições a partir de 15 de julho.

Lilian do Rocio Borba. Foto: acervo pessoal.

Lilian do Rocio Borba. Foto: acervo pessoal.

Curso de redação para o ENEM – Atividade on-line, indicada para maiores de 16 anos. Dias 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de agosto, das  14h às 16h30. Com Naiara Costa dos Santos. Naiara é professora de Literatura e Escrita Criativa em cursinhos pré-vestibular com mais de 11 anos de experiência. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo e com especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires, ela tem ampla experiência na banca FUVEST. O curso deseja preparar o candidato ao ENEM para escrever um bom texto dissertativo-argumentativo  e que atenda, com qualidade, às competências exigidas pela banca avaliadora do exame em questão. Desse modo, o candidato poderá desenvolver ferramentas para alcançar uma pontuação satisfatória, o que possivelmente facilitará seu ingresso em um curso superior.   Importante acrescentar que a professora não irá corrigir as redações produzidas pelos alunos durante a oficina.  Inscrições a partir de 16 de julho.

Naiara Costa dos Santos. Foto: Nicolas W P. Leal.

Naiara Costa dos Santos. Foto: Nicolas W P. Leal.

Oficina Como sobreviver no mercado de quadrinhos – Atividade on-line, indicada para maiores de 14 anos. Com Ana Cardoso. Quarta-feira, 11 de agosto, das 10h às 13h. Oficina voltada para leitores e pessoas que se interessam de alguma forma pelo mercado de quadrinhos, mas que ainda não tiveram oportunidade de se profissionalizar e entender quais são os diferentes caminhos a se seguir. Ana Cardoso, que conduzirá os trabalhos, é artista gráfica graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais),  ilustradora, aquarelista e quadrinista. Lançou seu primeiro quadrinho independente “We Pet” no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, em 2013, e participou da publicação coletiva “Mochilão”, em 2018. Seu segundo quadrinho autoral foi intitulado “Quando você foi embora”, da Balão, e chegou ao mercado em 2018 na CCXP – Comic Con Experience, em São Paulo. Ana presta serviços como freelancer para ilustração editorial e livros infantis, design gráfico, quadrinhos e desenvolve a gestão de projetos educacionais. Inscrições a partir de 17 de julho.

Ana Cardoso. Foto: acervo pessoal.

Ana Cardoso. Foto: acervo pessoal.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC