/ governosp

Em entrevista, Gregorio Duvivier fala da importância da literatura para mudar o Brasil

0

Confinado com a família na região serrana do Rio para se proteger da pandemia, Gregório Duvivier foi o convidado do Segundas Intenções Online da BVL na segunda (10), sob a mediação do jornalista e crítico Manuel da Costa Pinto. O ator, escritor e roteirista passou em revista sua carreira e falou de como começou a se relacionar com a literatura por meio da crônica. Um de seus primeiros “heróis” literários foi Luis Fernando Verissimo, que hoje escreve nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. Veja a íntegra da entrevista abaixo.

“Eu era bem pequeno, devia ter uns 8 ou 9 anos”, disse Duvivier. “Mas eu procurava o Verissimo e aquilo me dava uma alegria… A crônica foi minha porta de entrada para a literatura e para o mundo dos jornais.”

Foto: Reprodução

Manuel da Costa Pinto e Gregorio Duvivier

 

Conhecido como um dos criadores do grupo Porta dos Fundos, no YouTube, e à frente do noticioso humorístico “Greg News”, na HBO, o artista é formado em Letras pela PUC-Rio. Além de sua atividade como ator, roteirista e dramaturgo, tem em seu currículo também elogiados livros de poesia como “A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora” (7Letras, 2008) e “Ligue os pontos – poemas de amor e big bang” (Companhia das Letras, 2013).

Para Duvivier, nunca a ficção literária foi tão importante para o Brasil. “O que falta hoje é gente que imagine um país diferente do que aquele dos livros de História. A gente precisa da literatura para sair desse buraco. Precisa de gente que faça com que possamos sonhar outra vez”, disse ele.

O Segundas Intenções Online faz parte da programação da BVL no período de quarentena. Em setembro, Marina Colassanti será a convidada do programa, que acontece no dia 14, dentro da programação da BSP. E Nelida Piñon será entrevistada no dia 21, na programação da BVL.

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

A BVL (www.bvl.org.br) continua com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, visite os sites e as redes sociais da biblioteca.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras