Duo Encantado apresenta histórias urgentes

1

A Cia. Duo Encantado fechou a programação da tarde deste domingo de celebração do Dia do Livro, na BVL, com a Oca repleta de famílias. Rosita Flores, que é mestre, educadora e contadora de histórias, montou o grupo em 2010 e, desde então vem levando seus projetos para bibliotecas, escolas, hospitais e onde mais as aventuras que conta se encaixarem. Na BVL (e Biblioteca de São Paulo), apresenta-se de tempos em tempos, multiplicando seu público.

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

No domingo de comemoração, Rosita centrou suas performances em histórias urgentes, que têm ligação com temas como ecologia. princípios e e valores. A primeira contada por ela vem da Nigéria e foi baseada em trecho do livro Contos da Natureza. Com o foco da atenção de famílias inteiras que aproveitavam o final da tarde para descansar na Oca, Rosita desfilou seus personagens e gestos, falando sobre um dos temas mais comentados do momento: a sustentabilidade. Com forte e clara mensagem contra o desperdício, Rosita mostrou, de forma simples e direta, os efeitos devastadores da ganância do homem na natureza.

Na história, o céu alimentava a Humanidade, que não tinha necessidade de plantar, nem colher. Tudo o que as pessoas tinham que fazer era esticar os braços e pegar um pedacinho do céu para se alimentar. Mas o desejo de ter mais e mais, mesmo sem necessidade, trouxe sérias consequências. Em uma festa, um dos presentes abusou da generosidade do céu e pegou um pedaço maior do que podia comer. O caos instaurou-se como consequência.

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

 

Mas a tarde só ficou completa com a interpretação do livro O Homem sem Sorte, que apresenta as aventuras do protagonista que, não reconhecendo as oportunidades dadas pela vida, segue seu caminho procurando encontrar o “milagre” da sorte, de qualquer maneira, para ser feliz. Encantados pelas duas histórias, as crianças encerraram a tarde com uma foto com Rosita, fazendo careta para tudo o que for ruim nesse universo.

Para saber mais sobre o trabalho do Duo Encantado, acesse http://rositafloreshistorias.blogspot.com.br

Para ficar por dentro de tudo o que aconteceu no domingo de comemoração do Dia do Livro, veja: https://bvl.org.br/programacao-especial-para-o-dia-do-livro/

 

Compartilhe

1 Comentário

  1. Pingback: Programação especial para o Dia do Livro

Deixe um Comentário