/ governosp

Depressão foi um dos temas discutidos no Segundas Intenções com Christian Dunker

0

O psicanalista e escritor Christian Ingo Lenz Dunker foi o nosso convidado do Segundas Intenções de junho, transmitido ao vivo, pela primeira vez, de forma simultânea nas páginas do Facebook da BVL, da BSP, do SisEB e do Literatura Brasileira no XXI.

Professor titular em Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da USP, possui mais de 100 artigos científicos publicados e é autor de diversos livros, entre eles:

  • “O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas”;
  • “Mal-estar, sofrimento e sintoma” (Prêmio Jabuti, 2016);
  • “Estrutura e constituição da clínica psicanalítica” (Prêmio Jabuti, 2012).

No bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, Dunker falou sobre a constituição social e psicossocial brasileira, sobre a cultura de condomínio e abordou alguns dos impactos desse fenômeno como, por exemplo, a ansiedade e a depressão, tema de seu livro mais recente. 

Lançada neste ano, a obra “Uma biografia da depressão” fez parte da conversa. O autor trouxe reflexões acerca de questões que envolvem os transtornos mentais. No livro, Dunker trata a depressão como uma entidade em si que é, de certa maneira, recente, se comparada com a história da psicopatologia, tornando-se, na contemporaneidade, uma das formas básicas de sofrimento.

Além disso, o encontro abordou a depressão e outras questões psicológicas nos contextos políticos, econômicos, comportamentais e tecnológicos presentes em nosso dia a dia.

Confira este Segundas Intenções na íntegra aqui e acompanhe os próximos encontros com os escritores:

Raimundo Carrero, no dia 12 de julho, às 19h.

Laura Erber, dia 26 de julho, às 19h

Lembrando que essas transmissões acontecem ao vivo pelas páginas do Facebook da BVL, da BSP, do SisEB e do Literatura Brasileira no XXI. Anote as datas na agenda e participe! 

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC