Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece cursos e oficinas sobre escrita criativa e análise literária

0

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, promove ao longo do mês de agosto cursos e oficinas especiais para os fãs e demais interessados em literatura e escrita. Confira:

 

Entre os dias 6 e 27 de agosto – sempre aos sábados, das 10h00 às 13h00 – a escritora, professora e crítica literária, Noemi Jaffe, ministrará o Curso Básico de Escrita Criativa. Gratuita, a atividade irá apresentar os recursos narrativos básicos da Escrita Criativa, com exemplos, discussões e exercícios. O objetivo é estimular os interessados a lerem mais e melhor, além de escreverem com mais expressividade e estilo. Indicado para maiores de 18 anos, os interessados devem se inscrever pelo email agenda@bvl.org.br ou no balcão de atendimento da biblioteca até o dia 3 de agosto. Noemi é doutora em Literatura Brasileira pela USP, atua desde 2006 como crítica de literatura dos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico.

No sábado, dia 13 de agosto, o espaço oferece das 14h00 às 18h00 a Oficina de Análise Literária com Leonardo Tonus, professor da Sorbonne, em Paris, e colunista da Revista Pessoa. A ideia é capacitar estudantes para uma análise autônoma de personagens, dos retratos físicos e psicológicos, das estruturas narrativas e contexto sociocultural, estilo implícito e explícito de obras literárias. Serão trabalhados os títulos Claro Enigmade Carlos Drummond de Andrade e O Cortiço,de Aluísio Azevedo, obrigatórios para o vestibular e o Enem 2017. A atividade é gratuita e não é preciso se inscrever. Tonus é responsável pelo Departamento de Estudos Lusófonos na Universidade Paris-Sorbonne e atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada.

Por fim, no domingo, 21 de agosto, das 14h00 às 16h00, as autoras Marina Faria e Marcella Tamayo, promovem o bate-papo Uma história, suas imagens e seus símbolos e compartilham seu processo criativo no projeto Clareada. Além de lançarem olhar sobre o processo de criação livre do texto do diário dos Irmãos Bernaldo e uma comparação à estrutura formal de clássicos, serão abordados também a criação de ilustrações e os livros ilustrados. É gratuito e não precisa de inscrições.

 

O espaço oferece outras atividades envolvendo outros temas. Para a programação completa, acesse www.bvl.org.br.

 

SERVIÇO

Curso Básico de Escrita Criativa

Data: 6 a 27 de agosto

Horário: 10h00 às 13h00

Inscrição: pelo email agenda@bvl.org.br ou no balcão de atendimento da biblioteca até o dia 3 de agosto

 

Oficina de Análise Literária

Data: 20 de agosto, sábado

Horário: 10h00 às 15h00

Inscrição: não é necessário. Chegar com 30 minutos de antecedência

 

Bate-papo Uma história, suas imagens e seus símbolos

Data: 21 de agosto, domingo

Horário: 14h00 às 16h00

Inscrição: não é necessário. Chegar com 30 minutos de antecedência

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

 

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura – www.estadodacultura.sp.gov.br. Acompanhe a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nas mídias sociais:

Facebook: /culturasp

Twitter: @culturasp

Instagram: /culturasp

 

Informações à Imprensa

Gabriela Carvalho – gabrielacarvalho@sp.gov.br – (11) 3339-8070

Gisele Turteltaub – gisele@sp.gov.br – (11) 3339-8162

Compartilhe

Deixe um Comentário

três × cinco =