A programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos tem diversas atrações para o mês de novembro. Uma delas é a Hora do Conto, programa de contação de histórias da literatura infantojuvenil, que serve para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Entre os textos apresentados, destacam-se Só um minutinho, da ilustradora e escritora mexicana Yuyi Morales, e É verdade que as princesas soltam pum?, baseado no texto do brasileiro Ilan Brenman. O programa permanente acontece sempre às sextas-feiras, às 15 horas, e aos sábados e domingos, às 16 horas.
Ainda voltado para os pequenos, a BVL promove o Bebelê, que é uma atividade de estímulo e iniciação de leituras para crianças entre 6 meses e 3 anos. A ação é realizada com livros lúdicos, brinquedos, contação de histórias e música. O objetivo não é só divertir, mas mostrar aos pais e cuidadores a importância do ato de ler e da interação com os livros. A atividade acontece aos sábados e domingos, das 10 às 12 horas e uma segunda sessão aos sábados, das 15 às 15h45.
As crianças também podem se divertir no Domingo no Parque, que é um espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias realizado em uma tenda no Parque Villa-Lobos. Sempre com contadores convidados, o programa é promovido aos domingos, das 11 às 16 horas. Para este mês, a Biblioteca Parque Villa-Lobos tem no repertório histórias interessantes de grupos como a Cia. na Ponta da Língua, a Cia. Mapinguary, a Cia. Malas Portam e Grupo Poesia no Espaço.
PROGRAMAÇÃO JOVEM E ADULTO
Já para o público mais crescidinho, a biblioteca realiza atividades que atraem a juventude. Uma delas é o Clube de Leitura. Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Na sexta-feira, 27, às 15h30, o grupo vai discutir o clássico O pequeno príncipe, do escritor, ilustrador e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry.
Também com temática jovem, a BVL promove o Luau, que apresenta temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. Entre os pontos abordados no programa estão a presença africana na música brasileira e nos textos de Lima Barreto, a origem do funk e sua evolução e os diversos timbres do compositor Heitor Villa-Lobos. A atividade está programada para às quintas-feiras, a partir das 14 horas.
Para o público adulto, a BVL apresenta o programa Entre Textos, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. O tema do mês são os contos de Lima Barreto e entre as obras que vão ser analisadas e servir de inspiração para os sócios estão O homem que falava javanês e A cartomante. A atividade acontece às quintas-feiras, às 15h30.
OFICINAS
Seja em um e-mail para uma proposta de trabalho, na criação de uma história para um livro ou até mesmo em um post de Facebook, um texto claro, criativo e atraente faz uma tremenda diferença. A Oficina Espalhafatos de texto: da ideia ao ponto final traz técnicas do jornalismo e da literatura para se expressar de maneira clara, criativa e atraente em uma redação. A atividade está programada para os dias 3 e 4 de novembro, das 13h30 às 15h30.
Outra proposta é a Oficina Roteiro para Quadrinhos, que tem o objetivo de ajudar o participante a criar uma história e contá-la através da linguagem de HQs. Entre os tópicos abordados estão a escrita e o roteiro, a criação de personagens, a composição de ambientes, a elaboração da narrativa e dos diálogos, a concepção de páginas e a parceria com desenhistas. A atividade acontece nos sábados, 21 e 28 de novembro, às 13h30. As inscrições podem ser efetuadas por e-mail (agenda@bvl.org.br) até o dia 19.
SESSÕES DE CINEMA
A Semana Ticket de Cultura acontece anualmente em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro. O evento oferece ao longo de alguns dias uma programação gratuita e aberta ao público. Neste ano, a Biblioteca Parque Villa-Lobos será parceira e receberá sessões de filmes para toda a família. Entre as fitas exibidas estão os longas Amazônia, de Thierry Ragobert (2014, 86 min, livre) e As aventuras do avião vermelho, de Frederico Pinto e José Maria (2014, 90 min, livre). Consulte o site da BVL para saber a programação completa. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.
SEGUNDAS INTENÇÕES
No dia 14 de novembro, às 11 horas, a escritora Cíntia Moscovich realiza um bate-papo sobre literatura no programa Segundas Intenções. Cíntia é escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária, roteirista e ministrante de oficinas literárias. Contista e romancista, é autora de títulos como Arquitetura do arco-íris e Por que sou gorda, mamãe?, além do juvenil Mais ou menos normal. Possui publicações individuais em Portugal, na Espanha e na Itália, participando de diversas antologias no exterior e no Brasil.
LANÇAMENTO DE LIVRO
Como fechamento das atividades do mês, no sábado, 28 de novembro, a biblioteca abre espaço para o lançamento do livro João – O menino mais rico do mundo, escrito por Francisco Abreu e com ilustrações de André Coelho. A obra é baseada na peça de teatro do dramaturgo e narra com delicadeza a trajetória de João, o menino órfão que encontra a felicidade nas coisas simples da vida. A peça, inclusive, vai ser encenada no deck infantil. A atividade está programada para às 11 horas.
Para mais informações sobre a programação da BVL, acesse o site oficial: https://bvl.org.br
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE NOVEMBRO
Dia 1, Domingo.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.
Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.
Com a Cia na Ponta da Língua.
Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.
Local: Parque Villa-Lobos.
16h – Hora do conto. Programa permanente.
Contos que não te contaram, dos Irmãos Grimm.
Com o Grupo Histórias em Movimento.
Local: Oca.
Dia 3, Terça-feira.
16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.
Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
16h30 às 20h30 – Oficina Espalhafatos de texto: da ideia ao ponto final
Seja em um e-mail para uma proposta de trabalho, na criação de uma história para um livro ou até mesmo em um post de Facebook, um texto claro, criativo e atraente faz uma tremenda diferença. Sem enrolação, esta oficina do jornal Espalhafatos traz técnicas do jornalismo e da literatura para se expressar de maneira clara, criativa e atraente em uma redação.
Com Lote 42
Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 18h30), até o dia 30 de outubro.
Dia 4, Quarta-feira.
10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.
Colagens inspiradas nas obras de Rubem Valentim.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: Oca.
15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.
Origem e confecção de bonecas Abayomi.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
16h30 às 20h30 – Oficina Espalhafatos de texto: da ideia ao ponto final
Seja em um e-mail para uma proposta de trabalho, na criação de uma história para um livro ou até mesmo em um post de Facebook, um texto claro, criativo e atraente faz uma tremenda diferença. Sem enrolação, esta oficina do jornal Espalhafatos traz técnicas do jornalismo e da literatura para se expressar de maneira clara, criativa e atraente em uma redação.
Com Lote 42
Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 18h30), até o dia 30 de outubro.
Dia 5, Quinta-feira.
14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.
O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. Neste encontro: A presença africana na música brasileira e textos de Lima Barreto.
A partir de 13 anos.
Com equipe BVL.
Local: auditório.
15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.
Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará contos de Lima Barreto. Neste encontro: A nova Califórnia.
Com equipe BVL.
Local: sala criatividade 3.
Dia 6, Sexta-feira.
14h às 15h – Sessões de cinema – 9º Semana Ticket Cultura.
A Semana Ticket de Cultura acontece anualmente em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, oferecendo ao longo de alguns dias uma programação gratuita e aberta ao público. Neste ano, a BVL será parceira do evento e receberá sessões de filmes para toda a família. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.
Sessão de curta-metragem.
A mula teimosa e o controle remoto, Hélio Villela Nunes (2011, 15 min, livre)
Um rio, Marcelo Bala e Andrea Pesek (2013, 4 min, livre)
L, Thais Fujinaga (2011, 21 min, 12 anos)
Garoto barba, Christopher Faust (2010, 14 min, 10 anos).
Local: auditório.
14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.
Assuntos que estão em pauta na imprensa são debatidos e pensados em grupo, a partir da leitura de textos literários e jornalísticos, letras de música e poemas.
Com equipe BVL.
Local: 1º andar.
15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.
Menino parafuso, de Olívia de Mello Franco.
Com equipe BVL.
Local: Oca.
16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.
Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. No dia, 1889, de Laurentino Gomes. Com equipe BVL.
Local: toda BVL.
Dia 7, Sábado.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
14h às 16h – Sessões de cinema – 9ª Semana Ticket Cultura.
A Semana Ticket de Cultura acontece anualmente em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, oferecendo ao longo de alguns dias uma programação gratuita e aberta ao público. Neste ano, a BVL será parceira do evento e receberá sessões de filmes para toda a família. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.
As aventuras do avião vermelho, Frederico Pinto e José Maria (2014, 90 min, livre)
Local: auditório.
15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.
Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.
Com Carlos Oliveira.
Local: piso térreo.
16h – Hora do conto. Programa permanente (9º Semana Ticket de Cultura)
Do céu da boca aos pés do ouvido.
Com Kelly Orasi.
Local: Oca.
Dia 8, Domingo.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.
Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.
Com a Cia. Mapinguary.
Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.
Local: Parque Villa-Lobos.
16h – Hora do conto. Programa permanente.
Somos cromossomos.
Com Cia Cromossomos.
Local: deck infantil.
Dia 10, Terça-feira.
16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.
Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
Dia 11, Quarta-feira.
10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.
A partir das ilustrações de Mariana Massarani, faça colagens com retalhos.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: Oca.
15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.
Jogos de tabuleiro.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
Dia 12, Quinta-feira.
14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.
O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. No dia, Ritmo e poesia.
A partir de 13 anos.
Com equipe BVL.
Local: auditório
15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.
Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará contos de Lima Barreto. No dia, O homem que falava javanês.
Com equipe BVL.
Local: sala criatividade 3.
Dia 13, Sexta-feira.
14h às 15h – Sessões de cinema – 9ª Semana Ticket Cultura.
A Semana Ticket de Cultura acontece anualmente em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, oferecendo ao longo de alguns dias uma programação inteiramente gratuita e aberta ao público. Neste ano, a BVL será parceira do evento e receberá sessões de filmes para toda a família. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.
Sessão de curta-metragem
Bá, Leandro Tadashi (2015, 14 min, livre)
Salu e o cavalo marinho, Cecilia da Fonte (2014, 13 min, livre)
Linear, Amir Admoni (2012, 6 min, livre)
O melhor som do mundo, Pedro Paulo de Andrade (2015, 13 min, livre)
Local: auditório.
14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.
Assuntos que estão em pauta na imprensa são debatidos e pensados em grupo, a partir da leitura de textos literários e jornalísticos, letras de música e poemas.
Com equipe BVL.
Local: 1º andar.
15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.
Só um minutinho, de Yuyi Morales.
Com equipe BVL.
Local: Oca.
16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.
Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos.
Com equipe BVL.
Local: toda BVL.
Dia 14, Sábado.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
11h às 13h – Segundas intenções. Programa permanente.
Bate-papo com Cíntia Moscovich e mediação de Manuel da Costa Pinto.
Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.
Local: Oca.
14h às 16h – Sessões de cinema – 9ª Semana Ticket Cultura.
A Semana Ticket de Cultura acontece anualmente em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, oferecendo ao longo de alguns dias uma programação inteiramente gratuita e aberta ao público. Neste ano, a BVL será parceira do evento e receberá sessões de filmes para toda a família. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência.
Amazônia, Thierry Ragobert (2014, 86 min, livre)
Local: auditório.
15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.
Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.
Com Carlos Oliveira.
Local: piso térreo.
16h – Hora do conto. Programa permanente (9º Semana Ticket de Cultura)
Da mala da D. Gema sai muita história.
Com Melissa Panzutti.
Local: Oca.
Dia 15, Domingo.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.
Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.
Com a Cia Malas Portam.
Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.
Local: Parque Villa-Lobos.
16h – Hora do conto. Programa permanente (9º Semana Ticket de Cultura)
Sambalelê.
Com Sambalelê.
Local: Oca.
Dia 17, Terça-feira.
16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.
Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
Dia 18, Quarta-feira.
10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.
Crie desenhos inspirados no livro Zumbi dos Palmares, de Renato Lima.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: Oca.
15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.
Brincadeiras quilombolas de roda.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
Dia 19, Quinta-feira.
14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.
O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. Neste encontro: A origem do funk e sua evolução.
A partir de 13 anos.
Com equipe BVL.
Local: auditório.
15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.
Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará contos de Lima Barreto. No dia, Clara dos Anjos.
Com equipe BVL.
Local: sala criatividade 3.
Dia 20, Sexta-feira.
15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.
Histórias à sombra do Baobá, inspirado em diversos livros.
Com a Cia Baobá.
Local: Oca.
Dia 21, Sábado.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
13h30 às 17h30 – Oficina Roteiro para quadrinhos
Como criar uma história e contá-la através da linguagem das histórias em quadrinhos. Da ideia a escrita do roteiro final. A oficina vai falar sobre temas, criação de personagens, ambientes, narrativa, diálogos, concepção de páginas e parcerias com desenhistas. Sábados, 21 e 28 de novembro.
Com Daniel Esteves.
Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 18h30), até o dia 19 de novembro.
Local: sala criatividade 3.
15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.
Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.
Com Carlos Oliveira.
Local: piso térreo.
16h – Hora do conto. Programa permanente.
Duas mulheres e o céu, da tradição oral.
Com o Grupo Tricotando Palavras.
Local: Oca.
Dia 22, Domingo.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.
Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.
Com a Cia Mapinguary.
Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.
Local: Parque Villa-Lobos.
16h – Hora do conto. Programa permanente.
Viagem pelo Brasil em 52 histórias, de Silvana Salerno.
Com Marina Bastos.
Local: Oca.
Dia 24, Terça-feira.
16h30 às 17h30 – Jogos sensoriais. Programa permanente.
Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência. A partir de 11 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
Dia 25, Quarta-feira.
10h30 às 11h30 – Pintando o 7. Programa permanente.
Criação de histórias em quadrinhos, inspirados nos gibis da Turma da Mônica.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: Oca.
15h às 16h – Brincando e aprendendo. Programa permanente.
Explorando a ludoteca.
A partir de 7 anos.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
Dia 26, Quinta-feira.
14h às 15h – Luau BVL. Programa permanente.
O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas. No dia: Os diversos timbres de Villa-Lobos.
A partir de 13 anos.
Com equipe BVL.
Local: auditório.
15h30 às 17h – Entre textos. Programa permanente.
Programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura do texto e assim tornar-se um leitor crítico. Neste mês, o programa trabalhará contos de Lima Barreto. Neste encontro: A cartomante.
Com equipe BVL.
Local: sala criatividade 3.
Dia 27, Sexta-feira.
14h30 às 15h30 – Leitura do cotidiano. Programa permanente.
Assuntos que estão em pauta na imprensa são debatidos e pensados em grupo, a partir da leitura de textos literários e jornalísticos, letras de música e poemas.
Com equipe BVL.
Local: 1º andar.
15h às 15h30 – Hora do conto. Programa permanente.
Achados e perdidos, de Oliver Jeffers.
Com equipe BVL.
Local: Oca.
15h30 às 17h – Clube de leitura.
Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. O livro em destaque do mês é O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
Com equipe BVL.
Local: sala de criatividade 3.
16h30 às 17h – Leitura ao pé do ouvido. Programa permanente.
Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de um livro, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. No dia, O prédio, o tédio e o menino cego, de Santiago Nazarian.
Com equipe BVL.
Local: toda BVL.
Dia 28, Sábado.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
11h – Lançamento do livro: João – O menino mais rico do mundo, de Francisco Abreu e ilustrações de André Coelho.
Baseado na peça de teatro do dramaturgo Francisco Abreu, o livro infantojuvenil narra com delicadeza a trajetória de João, o menino órfão que encontra a felicidade nas coisas simples da vida.
Durante o lançamento haverá a apresentação do espetáculo João – o menino mais rico do mundo.
Local: deck infantil.
13h30 às 17h30 – Oficina Roteiro para quadrinhos
Como criar uma história e contá-la através da linguagem das histórias em quadrinhos. Da ideia a escrita do roteiro final. A oficina vai falar sobre temas, criação de personagens, ambientes, narrativa, diálogos, concepção de páginas e parcerias com desenhistas. Sábados, 21 e 28 de novembro.
Com Daniel Esteves.
Inscrições por e-mail (agenda@bvl.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h30 às 18h30), até o dia 19 de novembro.
Local: sala criatividade 3.
15h às 15h45 – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
15h às 17h – Tabuleiro de jogos. Programa permanente.
Nesta oficina, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.
Com Carlos Oliveira.
Local: piso térreo.
16h – Hora do conto. Programa permanente.
As histórias do Ilan Brenman: É verdade que as princesas soltam pum?
Narração de histórias em Libras com interpretação para o português.
Com o Grupo Mãos de Fada.
Local: Oca.
Dia 29, Domingo.
10h às 12h – Bebelê. Programa permanente.
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. De quebra, pais e responsáveis podem emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
Com equipe BVL.
Local: piso térreo.
11h às 16h – BVL até você – Domingo no Parque.
Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos.
Com o Grupo Poesia no Espaço.
Em caso de chuva, a atividade será realizada na Biblioteca.
Local: Parque Villa-Lobos.
14h às 15h30 – Sarau na BVL
Os Poetas do Tietê é um grupo de poetas paulistanos de nascimento ou adoção que, vira e mexe, realizam seus saraus, interagindo com a cidade, em ruas, bibliotecas, centros culturais e afins. Também realizam o projeto Poesia na faixa, onde distribuem poesias aos transeuntes e as declamam, em diversos cruzamentos da cidade de São Paulo, sempre na faixa de pedestres.
Com o grupo Poetas do Tietê.
16h – Hora do conto. Programa permanente.
Histórias de terror e mistério, da tradição oral.
Com Cia Bisclof.
Local: Oca.
Biblioteca Parque Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.
Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.
Confira mais sobre a programação no site oficial: https://bvl.org.br
Serviço:
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.
Telefone: (11) 3024-2500.
Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 19 horas.
Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.
Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa
Josiane Campos – 11 3339 8164 – josianecampos@sp.gov.br
Gisele Turteltaub – 11 3339 8162 – gisele@sp.gov.br