Alegorias, morte e lembranças dão o tom ao Clube de Leitura de setembro

0

“O gigante enterrado” foi o livro escolhido para os debates do Clube de Leitura de setembro na BVL. Michele Rocha Chaves e Márcia Cezário da Silva, Auxiliares de Leitura, comandaram a atividade na tarde da última sexta-feira do mês, e levantaram as várias interpretações do texto de Kazuo Ishiguro, que ficou com o mais recente Nobel de Literatura.

O conteúdo do livro é centrado em um casal que, em busca do filho, parte em uma jornada marcada por obstáculos e situações que colocam o amor dos dois à prova. E o debate do dia partiu do questionamento sobre o próprio título da obra: afinal, quem é o tal gigante enterrado? As lembranças parecem, na visão dos participantes, entremear não só a compreensão do nome dado ao livro, mas dos personagens que, de capítulo em capítulo, apresentam questionamentos ao leitor sobre desapego, dificuldade de aceitação da morte, ódio, violência etc.

A versatilidade do escritor também foi abordada durante o encontro, que destacou outras obras de Ishiguro como “Não me abandones jamais” e “Os vestígios do dia”, textos transformados também em filmes. Para o próximo Clube de Leitura na BVL, o livro será “O perfume: história de um assassino”, de Patrick Süskind. E o encontro está marcado para o dia 26 de outubro. Para participar, como sempre, não é necessário fazer inscrição. Venha e participe!

 

Compartilhe

Deixe um Comentário