/ governosp

Venha contar histórias e descobrir um mundo dentro de casa!

0

O mês de maio ganhou mais cor e imaginação com o lançamento da série “Na minha casa cabe o mundo inteiro”, projeto que faz parte da Hora do Conto das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. Já foram publicados três vídeos, em nossa página do Facebook, nos quais a contadora de histórias Kiara Terra nos desafia a buscar, dentro de casa, novas histórias, objetos e maneiras de contá-las. O objetivo é descobrir o encanto de contagiar e ser contagiado por lendas, contos, fábulas e poesias.

No primeiro vídeo, Kiara ensina como usar recursos que fazem parte do nosso cotidiano para criar personagens, lugares e outros elementos que podem estar presentes na história que se quer contar. Esta dica importante para tornar o momento mais lúdico é utilizada por diversos contadores de histórias. É o caso do escritor Estevão Marques que, com seu projeto chamado Colherim, compartilha a utilização de colheres como elementos percussivos. O grupo Trii também tem um vídeo no qual colheres são elementos da contação. E, no programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, há um episódio com contadores utilizando itens diversos e simples, que você pode encontrar na sua casa e reunir para compor sua própria narrativa. Assista aqui e inspire-se!

Já no segundo episódio da série “Na minha casa cabe o mundo inteiro”, Kiara incentiva a encontrarmos o narrador em nós mesmos e dá dicas para isso. Relembre e complemente com algumas dicas que o site Leiturinha selecionou para buscar o contador de história que temos guardado dentro de nós. Veja aqui o conteúdo.

E, no último sábado de maio, o projeto trouxe uma reflexão: desconstruir o “Era uma vez”. Kiara sugere, neste terceiro episódio, a busca por novos referenciais tanto na literatura quanto nos personagens e protagonistas de grandes histórias, fictícias ou reais. Muitas delas, já adaptadas para o universo infantil, apresentam líderes e pessoas que estiveram à frente de grandes transformações sociais. Veja, algumas dicas de leitura, para você se apropriar e fazer na sua contação:

Mais uma dica:

O Banco Itaú, por meio da campanha de incentivo à leitura “Leia para uma criança”, oferece diversos livros digitais gratuitos para baixar no celular ou no computador. Uma das grandes histórias de sucesso desta iniciativa é o livro infantil “Malala: a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca e ilustrado por Bruna Assis. Experimente essa forma diferente de contar grandes histórias. Acesse aqui.

E lembre-se, o projeto “Na minha casa cabe o mundo inteiro” continua acontecendo. Agora vamos entrar no universo das histórias e brincadeiras com Lili Flor e Paulo Pixu. Todo sábado, às 15h, em nossa página do Facebook.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras