Clube de Leitura traz literatura turca para o debate

0

Quantas discussões um livro pode causar? Dentro de um número limitado de páginas, quantas descobertas são possíveis? O mais recente encontro do Clube de Leitura da BVL mostrou que são infinitas as possibilidades que uma leitura pode trazer, ainda mais quando temos a oportunidade de compartilhar as impressões pessoais. 

O livro do mês de setembro foi de leitura simples, história cativante e temas complexos, segundo os participantes que se reuniram no dia 30 de agosto para relatar as impressões sobre a obra. E foi unânime: “O palhaço e sua filha”, de Halide Adip Adivar, encantou! 

O debate permeou temas como – feminismo, apropriação cultural, religião, crenças, as diferenças das culturas ocidentais e orientais, política e estruturas sociais. A história retratada no livro acontece em Istambul, apresentando, por meio da pequena Rabia Abla, uma cultura diferente da vivida no Brasil. Mas foram as disparidades culturais que geraram interesses, muitas curiosidades e até mesmo a busca por referências pessoais para compreender as situações narradas por Halide. 

As obras da escritora Halide Adip Adivar são muito conhecidas na Turquia e a escolhida para o clube está na lista de clássicos da literatura, como afirma Marco Sarayama de Pinto, tradutor da obra para o português brasileiro em uma entrevista. Vale a pena conhecer!

 

Compartilhe

Deixe um Comentário