/ governosp

“Viagens de Gulliver” é dica do Leitura ao Pé do Ouvido da semana

0

O Leitura ao Pé do Ouvido da semana apresenta o livro “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift. A obra conta a história de Gulliver, que vive diversas aventuras depois de ser chamado para trabalhar como médico em um navio. Nesse período, ele conhece terras distantes, homens gigantes e minúsculos, cavalos que falam e diferentes povos como os Yahoo. Ao retornar para a Europa, encantado com essas descobertas, ele passa a refletir sobre a forma como a sociedade vive e a própria condição humana. Escute aqui o trecho que selecionamos para você! 

Agora, que tal embarcar nessa leitura em formato digital? Acesse aqui e aventure-se!

Trecho lido: 
“Meu pai, cujas propriedades, situadas na província de Nottingham, eram medíocres, tinha cinco filhos era; eu o terceiro. Mandou-me ele para o colégio Emanuel, em Cambridge, aos 14 anos. Permaneci aí três anos, que empreguei com utilidade. Como, porém, a minha educação fosse muito dispendiosa, puseram-me como aprendiz em casa do Sr. James Bates, famoso cirurgião de Londres, onde fiquei até aos vinte e um. Meu pai, de tempos a tempos, enviava me algumas pequenas quantias, que empreguei em aprender pilotagem e outros ramos de matemáticas mais precisos aos que manifestam o desejo de viajar pelo mar, pois eu supunha ser essa a minha vida futura. 
Deixando a companhia do Sr. Bates, voltei para casa de meu pai, e, tanto dele como de meu tio John e de outros parentes, consegui arranjar a quantia de 40 libras esterlinas por ano para minha subsistência em Leyde. Entreguei-me e apliquei-me ao estudo da medicina durante dois anos e sete meses, convencido de que tal estudo, algum dia, me seria útil nas minhas viagens.” 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC