Viagem Literária acontece pela primeira vez na capital paulista

0

O Viagem Literária, programa realizado pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e SP Leituras, teve sua estreia, hoje, na capital paulista, com Oca lotada, aqui na BVL. O start da iniciativa deu-se com contação de história de Kiara Terra para crianças e adolescentes de três escolas de São Paulo. O Viagem Literária conta, este ano, com 14 grupos de contadores de histórias percorrendo 72 municípios paulistas. As apresentações vão até 28 de setembro e, ao todo, serão 144 apresentações de artistas convidados. O programa, lançado em 2008, já passou por 190 municípios levando escritores, contadores, fábulas, histórias e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no Estado de São Paulo.

Na BVL, Kiara aplicou seu método História Aberta, criado há 15 anos, e que segue resultando em plateias altamente participativas e integradas à contação. Na Oca, foi a vez de interpretar – com emaranhados de fios, lenços e até um tubo como acessórios devidamente resignificados -“As Velhas Fiandeiras”, de Cassiano Sydow Quilici, Kika Antunes. Luciana Viacava, Nina Blauth e Simone Grande. Na trama, que mistura aventura, suspense e romance, três avós causam confusão e em uma festa de casamento bem divertida. Espalhados pelos tatames e pufes da Oca, os pequenos riram com a história, mas também foram levados a refletir sobre o que acontece no cotidiano de suas casas, em suas vidas, a partir do texto. Convidados a conhecer melhor a biblioteca e a compreender a importância desse espaço para todos, os visitantes tiveram uma manhã animada. A contação foi repetida para outras escolas da cidade à tarde, na BVL.

“Levar ludicidade para as crianças é um presente para a vida. A contação de histórias abre janelas para que eles experimentem outros mundos, o que é importante para tudo”, explica Andrea Correia, professora de Artes Visuais e atriz. As professoras Fúlvia Bianchi e Fabiana Mirella reforçam a necessidade de introduzir a contação na rotina dos pequenos. Elas acreditam que o imaginário das crianças ganhe estímulo importante com as histórias e, claro, tudo isso acaba refletindo no aprendizado, em geral.

A próxima “parada” do Viagem Literária em São Paulo acontece no dia 27 de setembro, na Biblioteca de São Paulo, na zona Norte da capital paulista. Por lá, a apresentação ficará por conta da Cia. Malas Portam.

Para saber mais sobre Kiara Terra, acesse http://kiaraterra.com.br/

Confira a programação completa em www.viagemliteraria.org.br

Compartilhe

Deixe um Comentário