Viagem Gastronômica com Madame Bovary

0

Estamos chegando ao fim de 2018. E nosso programa “queridinho” Viagem Gastronômica aconteceu na BVL neste sábado, dia 24 de novembro, encerrando o ciclo literatura e gastronomia deste ano com muito sabor e ousadia. Mais uma vez, a dupla formada por Solange Botura e Dolores Freixa encantou os frequentadores e visitantes da biblioteca com as descobertas que dão água na boca feita nas páginas do romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert.

Percorrendo trechos do livro, conhecendo melhor o autor e situando os locais tanto da narrativa quanto da vida de Flaubert, a historiadora Dolores levou os participantes a uma viagem que só podia resultar em um bom prato!

Viagem Gastronômica_Madame Bovary_20

Depois de tantas descobertas, a chef Solange tirou das páginas do livro inspiração para preparar uma deliciosa sopa de cebola, acompanhada de um copo refrescante de cidra, finalizando com uma verrine de abacaxi.

Viagem Gastronômica_Madame Bovary_05

Para quem não conseguiu participar do programa, a dica é emprestar o livro na biblioteca e preparar um jantar saboroso retirado das páginas literárias.

Confira as receitas:

Viagem Gastronômica_Madame Bovary_10

SOPA DE CEBOLA COM CROUTONS
Rendimento: 2 porções
Ingredientes:
350 g de cebola fatiada em julienne
40 g de manteiga
500 ml de caldo de carne
40 ml de vinho branco seco
Sal refinado
Pimenta do reino preta moída
Fatias de pão de forma para os croutons

Modo de Preparo:
1 – Derreta a manteiga em uma caçarola em fogo brando e adicione as cebolas. Salgue, tampe e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando até ficarem transparentes.
2 – Destampe, aumente um pouco o fogo e continue mexendo até que fiquem douradas (processo de caramelização). O tempo dependerá do tamanho da cebola, da panela, e do fogo.
3 – Adicionar o vinho branco e deixar reduzir.
4 – Adicionar o caldo de carne e cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos.
5 – Temperar com sal e pimenta.
6 – Servir bem quente com croutons.

Croutons: corte o pão de forma em cubos pequenos e leve ao forno para dourar levemente.

Viagem Gastronômica_Madame Bovary_06

VERRINE DE ABACAXI
1 abacaxi maduro
1 lata de leite condensado
300g de creme de leite UHT
20 g de pó para mousse sabor abacaxi – Mavalério
Base: bolacha de maisena

Modo de preparo:
1- Descascar e corta o abacaxi em cubos bem pequenos, colocar em uma panela e cobrir com água e levar ao fogo para aferventar por uns 20 minutos.
2- Em seguida escorrer em uma peneira para eliminar toda a água. Reserve.
3- Em uma batedeira, bata por 8 minutos o leite condensado, o creme de leite e o pó para mousse, até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e com consistência de mousse.
4- Misture levemente uma parte do abacaxi à mousse, tomando o cuidado de não perder a aeração da mesma (se necessário esprema um pouco mais o abacaxi para eliminar toda a água).

Montagem:
Esfarele os biscoitos e coloque uma pequena camada no fundo da taça, adicione a mousse e decore com o abacaxi restante e folhas de hortelã ou manjericão.
Obs: para a base também pode-se usar bolo pão de ló esfarelado, bolacha de aveia e mel triturada, cookies triturados, entre outros.

Viagem Gastronômica_Madame Bovary_11

CIDRA DOCE COM MAÇÃ

Compartilhe

Deixe um Comentário