#BVL5anos: venha participar da festa de 5 anos da BVL!

0

convite-BVL-5-anos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo), celebrará seus 5 anos com um divertido fim de semana, recheado de atividades especiais. Entre os destaques da programação constam dois espetáculos teatrais: “É tempo de comemorar”, com o grupo Brasilis Playback Theatre, no sábado, 7 de dezembro, às 16h, e “A cortina da babá”, com o pessoal do Sobrevento, no domingo, 8 de dezembro, no mesmo horário. O sábado ainda terá a Hora do Conto com a Cia. Só Papo às 13h; e oficina de introdução ao teatro de sombras, com a equipe do Sobrevento, às 14h30. No domingo, a programação inclui a dupla de palhaços Jacinto & Sandoval realizando performances que incluem os visitantes, das 9h30 às 17h30; sessões de brincadeiras de cordel às 10h30 e 13h30; e a oficina Moinhos de Poesia, com Lucas Lopes e Alexandre Souza, das 13h30 às 16h.

Confira os detalhes da programação especial:

Hora do Conto – Capitão Cueca – Ler te dá superpoderes – As aventuras do espetacular “Capitão Cueca” dão o tema aqui, chamando a atenção para os superpoderes da leitura para as crianças. Com a Cia. Só Papo. Organização: Companhia das Letrinhas. Sábado, 7 de dezembro, das 13h às 13h40.

Oficina Introdução ao teatro de sombras – O Teatro de Sombras é uma forma teatral encantadora, porém rara no Brasil. A oficina é uma oportunidade de conhecer esta arte e patrimônio imaterial da humanidade. Atividade indicada para crianças a partir de 7 anos. Sábado, 7 de dezembro, das 14h30 às 16h. Com o Grupo Sobrevento. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Espetáculo É tempo de comemorar – O espetáculo parte da ideia de que escutar histórias é o início da aprendizagem para os seres humanos. As histórias narradas no espetáculo levam o público a imaginar e, a cada nova curiosidade, as respostas vão aparecendo também durante a encenação. Trata-se de uma possibilidade de descobrir o mundo colossal dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam, de um jeito ou de outro, por meio dos problemas que são enfrentados ou não, resolvidos ou não, pelas personagens de cada história. Com Brasilis Playback Theatre. Sábado, 7 de dezembro, das 16h às 17h30.  Não é necessário fazer inscrição.

É Tempo de Comemorar. Foto: René Misumi.

É Tempo de Comemorar. Foto: René Misumi.

Palhaços Jacinto & Sandoval – Intervenções lúdicas e divertidas durante todo o dia. Domingo, 8 de dezembro, das 9h30 às 17h30. Não é necessário fazer inscrição.

Segundas Intenções – Bate-papo com Jarid Arraes. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Domingo, 8 de dezembro, das 11h às 13h. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição. A escritora nasceu em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE) em fevereiro de 1991 e também é cordelista e poeta. Curadora do selo literário Ferina, ela atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita para Mulheres.

Brincadeiras de cordel – Atores, munidos de instrumentos musicais e um grande guarda chuva (que simula um varal de cordel), interagem com o público e apresentam a literatura de cordel, explicando a sua origem, características e temas. A intervenção conta com músicas, adivinhas, parlendas e muitos versos. Domingo, 8 de dezembro, sessões às 10h30 e às 13h30. Não é necessário fazer inscrição.

Oficina Moinhos de poesia – Quais palavras e cores que te movimentam? Qual poesia é fonte de força e te faz girar? Nessa atividade, construímos moinhos de vento que se movem junto com palavras e cores em seu interior. Em roda, vamos conversamos também sobre quais são os nossos combustíveis poéticos, o que nos nutre e nos permite imaginar. Com Lucas Lopes e Alexandre Souza. Domingo, 8 de dezembro, das 13h30 às 16h. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Oficina Moinho de poesia - Foto: Lucas Lopes.

Oficina Moinhos de poesia – Foto: Lucas Lopes.

Espetáculo A cortina da babá – “A cortina da babá” é uma adaptação do conto “Nurse Lugton´s Curtain”, da escritora inglesa Virginia Woolf, no qual figuras bordadas em uma cortina ganham vida, quando a babá que as criou adormece. O espetáculo marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Jun – diretor da maior companhia de Teatro de Sombras da China –, o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa, em prol de um estilo mais contemporâneo, por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz e da liberdade que a arte permite. Com o Grupo Sobrevento. Domingo, 8 de dezembro, às 16h. Retirar senhas com 1 hora de antecedência. O Sobrevento é um grupo de teatro brasileiro que se dedica à pesquisa da linguagem teatral. Considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação, desenvolve, desde 1986, trabalho contínuo que envolve a apresentação de espetáculos, realização e curadoria de Festivais e eventos, além de diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos.

A Cortina da Babá. Foto: Marco Aurélio Olímpio.

A Cortina da Babá. Foto: Marco Aurélio Olímpio.

Compartilhe

Deixe um Comentário