/ governosp

Veja como foi o encontro do Segundas Intenções com a poeta Angélica Freitas

0

O programa Segundas Intenções Online da BVL convidou a poeta Angélica Freitas para o bate-papo que aconteceu no dia 26 de abril, com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. O encontro realizado de forma virtual, desde março do ano passado, nos aproxima de autores que estão longe, como é o caso de Angélica, que conversou com a gente de Berlim.

Para a autora, o hábito de ir à biblioteca vem da infância, quando adorava completar os cartões com os carimbos que marcavam a data de devolução dos empréstimos. Mas o primeiro contato com a poesia aconteceu com uma doação. Ela herdou de uma tia várias obras e, entre elas, uma enciclopédia que tinha o primeiro volume totalmente dedicado ao tema. Angélica gostou tanto que a primeira reação foi começar a escrever seus próprios poemas. 

Entre diversos autores que conheceu ao longo do tempo, a descoberta da escritora Ana Cristina Cesar foi um ponto de virada na forma como Angélica percebia a poesia, o que a incentivou a “mergulhar” nas obras da literatura marginal. E todas essas referências estão impressas em suas produções: “Canções de atormentar” (2020), “Um útero é do tamanho de um punho” (2012), pelo qual recebeu o prêmio APCA no mesmo ano da publicação, e “Rilke shake” (2007). 

A trajetória profissional de Angélica também foi assunto durante o encontro. A poeta é formada em jornalismo e trabalhou como repórter para o jornal “O Estado de S. Paulo”, mas logo embarcou no mundo da literatura.

Captura de Tela 2021-05-03 às 16.32.14

O bate-papo completo desta e de outras edições do Segundas Intenções pode ser visto no Facebook da BVL e em nosso canal do YouTube. Além disso, você já pode se programar para participar dos próximos encontros que acontecem online tanto pela BVL quando pela BSP. Anote as datas e participe!

Dia 10 de maio, às 19h, com a escritora Tatiana Salem Levy, no Facebook da Biblioteca de São Paulo.

Dia 26 de maio, às 19h, com o escritor Marçal Aquino, no Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos.

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC