Todo mundo guarda histórias

1
Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

Na opinião da escritora Ivana Arruda Leite, todas as pessoas carregam dentro de si histórias para contar. E são essas histórias que merecem “viver” nos contos. Esse é o estímulo que Ivana propõe em oficina na BVL. A série de encontros para entender melhor e escrever nesse formato teve início em 8 de maio e vai até dia 5 de junho, sempre às terças-feiras, das 15h às 17h (as vagas, porém, já foram preenchidas).

Os contos, como ressalta Ivana, têm certas características e uma das principais é a concisão; tudo é denso, essencial, com poucos personagens, embalado em um recorte do tempo. Os textos, então, não devem conter gorduras, nem excessos em qualquer forma, “franjas”, como denomina a escritora.

Quem esteve por lá recebeu dicas preciosas logo no começo da oficina: é necessário ter em mente, ao escolher esse gênero literário, que o conteúdo contenha título, uma primeira frase altamente atraente e um desfecho, em última sentença, surpreendente ou forte.

Logo no primeiro encontro, a escritora propôs exercícios, com resultados lidos em voz alta para a turma. Com temas bem distintos, as duas experiências receberam atenção dos participantes, que tiveram tempo para criar os conteúdos, sem julgamentos. Ao final de cada leitura, os inputs de Ivana enriqueciam as tarefas.

Ivana, que faz sua primeira oficina na BVL, é escritora, novelista, mestre em Sociologia pela USP e publicou três livros de contos: “Histórias da mulher do fim do século”, “Falo de mulher” e “Ao homem que não me quis”. Seu mais recente livro de contos é “Cachorros”. A escritora também é autora de livros infantis e infanto-juvenis, além de ter participado de inúmeras antologias.

Vem de Ivana o convite: escrever sempre! Fique atento, portanto, às próximas oficinas na BVL. Pode ser um bom começo para seu próximo texto.

Quem quiser conferir alguns dos textos que foram produzidos durante a oficina pode acessar https://bvl.org.br/oficina-de-contos-rende-textos-diversos/

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

 

Compartilhe

1 Comentário

  1. Pingback: OFICINA DE CONTOS – ESTRANHAMENTE

Deixe um Comentário