Surpreenda-se com a participação da BVL no SP Gastronomia

0
Viagem Gastronômica - Dolores Freixa e Solange Botura - Crédito: Equipe SP Leituras

Viagem Gastronômica – Dolores Freixa e Solange Botura – Crédito: Equipe SP Leituras

A BVL tem intensa programação dentro do SP Gastronomia, em outubro. A começar pelo dia 13, domingo, quando será realizada a Oficina Minichef A Cozinha Encantada dos Contos de Fada – João & Maria, das 11h30 às 13h30. Indicada para crianças entre 7 e 12 anos, a atividade, com o chef Andy Giacometti, propõe uma contação de histórias que servirá de inspiração para a receita que os pequenos executarão (vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada). Já às 16h é a vez da Cia. Le Plat du Jour apresentar o espetáculo João e Maria. Tudo grátis!

Quem gosta de contação de histórias também terá, durante o mês, sessões temáticas da Hora do Conto, como nos dias 11, “Cuidado com o menino”, de Tony Blundell, às 15h, com a equipe BVL; dia 12, às 16h, “Saladinha de queixas”, de Tatiana Belinky, com a Cia. Duo Encantado; e dia 18, “Flávia e o bolo de chocolate”, de Miriam Leitão, com a equipe BVL. Ainda entre os programas permanentes da biblioteca, os Jogos Sensoriais (experiências lúdicas que estimulam as habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência) farão referência à gastronomia nos dias 22 e 29, das 16h30 às 17h30.

O Leitura ao Pé do Ouvido em outubro também será todo tematizado: dia 2, com “A hora da estrela”, de Clarice Lispector; dia 9, com “Sagarana”, de João Guimarães Rosa; dia 16, com “Humana festa”, de Regina Rheda; dia 23, com “Gabriela, cravo e canela”, de Jorge Amado; e dia 30, com “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Sempre das 16h30 às 17h, a atividade é conduzida pela equipe da BVL que convida os frequentadores da biblioteca a ouvir trechos de livros.

O Viagem Gastronômica também não poderia faltar entre as ações do mês que fazem parte do SP Gastronomia. O programa será centrado na obra “Hibisco roxo”, da nigeriana Chamamanda Ngozi Andichie, no dia 5, das 15h30 às 17h, com mediação da historiadora e professora de História da Gastronomia Dolores Freixa e da professora de técnica de cozinha Solange Botura. Os participantes, além do debate sobre a obra e sua contextualização, irão ainda degustar e aprender a fazer arroz jollof com fufu (bolinho de massa de mandioca e inhame) e molho de pimenta,chá de hibisco e cuscuz doce de tapioca com coco. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Para fechar o mês, o Clube de Leitura de outubro se relaciona com a gastronomia com “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga, como livro proposto para o encontro. A turma se reunirá no dia 25, as 15h às 17h, sob o comando da equipe da BVL e, para participar, não há necessidade de fazer inscrição.

Quer saber mais? Fique ligado em nossa programação, sempre disponível por aqui e nos guias que você encontra na biblioteca. Saiba tudo sobre o SP Gastronomia, clicando aqui.

Espetáculo João e Maria. Cia. Le Plat du Jour. Foto: Divulgação.

Espetáculo João e Maria. Cia. Le Plat du Jour. Foto: Divulgação.

Compartilhe

Deixe um Comentário