Segundas Intenções com Fernando Bonassi

0

Neste sábado, 11 de março, foi realizado um bate-papo literário com o escritor Fernando Bonassi durante o encontro mensal Segundas Intenções. Na conversa, foi falado sobre literatura, livros e política, num dos programas que mais contou com a participação do público. A moderação e curadoria do projeto é do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto.

Bonassi começou o programa falando que na sua juventude, ainda na época do regime militar, era mais fácil que lado escolher. Disse que “os inimigos usavam farda e os bonzinhos usavam barba”. Agora, a situação econômica, social e política é mais complexa, acredita o autor, ao comentar sobre esta esfera no país e no mundo. “Não queria ser um garoto de 14 anos agora. É muito mais tênue o lado que se deve escolher”.

Ele acredita que a deposição do governo de alinhamento centro-esquerda do poder em 2016 traz diversos problemas. Entre eles, o fim de um pensamento solidário e socialmente justo. Crítico do governo Temer e também das gestões petistas, ele afirma que no cenário atual, a democracia é “compartilhar o que é ruim para todos. Estamos num momento ruim e sem saber o que fazer. E isso está acontecendo em todo mundo, como nos Estados Unidos e na França”.

Sobre literatura, diz gostar muito de alguns livros – dos cerca de 25 que escreveu. Entre eles, Subúrbio, Céu de Estrelas e o mais recente, Luxúria, lançando em 2016. O livro fala sobre uma família de periferia que resolve construir uma piscina em casa e enfrenta diversos problemas para terminar a obra.

Já sobre as suas influências, cita O estrangeiro, romance filosófico do escritor e ensaísta franco-argelino Albert Camus, título publicado em 1942. “Acho que estar dentro do livro, escrevendo e imerso nessa experiência é o céu. Quando você acaba é o inferno. É a hora de voltar a realidade. Acho que a melhor maneira de sair desta realidade é ler. Ler bastante literatura. Ela que traz significado, mas infelizmente não dá conta do horror do mundo”, finaliza.

O Segundas Intenções de abril vai ser com o escritor Julián Fuks no sábado, 8, às 11 horas. Compareça!

Compartilhe

Deixe um Comentário

5 × 2 =