/ governosp

Sarau na BVL, uma festa onde as artes e danças afro se encontram. Participe!

0

 

Foto: Julio Alves.

Sarau Musical da Capoeira: a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o rap, as danças afro, em um ambiente de mistura poética, um espaço dedicado a poesia corporal, musical e falada. Foto: Julio Alves. 

Neste mês de julho, a BVL propõe a todos um encontro presencial cheio de ritmo, poesia e dança. Trata-se do Sarau Musical da Capoeira, conduzido pelo Coletivo Os Pretões, marcado para o dia 29 de julho, das 15h às 16h. A atividade é presencial e segue todos os protocolos sanitários. Contamos com a sua presença.

E afinal, você sabe o que é um sarau? É um encontro onde as pessoas se manifestam artisticamente. Nessa reunião cultural cabem diferentes formas de expressão: poesia, leitura de trechos de livros, apresentações de música, pintura e até degustação de comidas típicas. Esse tipo de convívio não é uma novidade, ao contrário. Há registros de bailes noturnos, com o nome de sarau que datam de 1537.

No século XIX, esses eventos eram corriqueiros entre os aristocratas e burgueses da Europa. Dom João VI, o rei de Portugal, trouxe esse costume para o Brasil em 1808. A moda pegou e virou hábito entre as elites rurais e industriais do Brasil. Mas esse estilo de sarau do século XIX serve apenas como uma inspiração. Atualmente, os eventos culturais contemporâneos são inclusivos, democráticos e abertos a várias formas e estilos de arte, inclusive a popular.

Dia 29 de julho, o Sarau Musical da Capoeira trará, durante uma hora, a oralidade oriunda de culturas tradicionais de matriz africana como a capoeira, o samba de roda, o jongo, o maculelê, o rap, as danças afro, em um ambiente de mistura poética, um espaço dedicado a poesia corporal, musical e falada. Com tantos ritmos, vai ser um desafio ficar parado. Participe conosco dessa atividade!

Que tal conhecer um pouco mais sobre o Sarau Musical da Capoeira? Acesse o perfil do grupo no Instagram.

Quer saber ainda mais sobre sarau? Confira alguns títulos disponíveis em nosso acervo:

Na BVL: “5 saraus: cada qual com sua poesia, cada qual com sua fúria”

Na BSP: “Pode pá que é 10!”

Sarau Musical da Capoeira- Atividade presencial. Quinta-feira, 29 de julho, das 15h às 16h. Com Coletivo Os Pretões. Indicada para todos os públicos. Não é preciso fazer inscrição.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC