Ronaldo Bressane fala de distopia e lê texto inédito no Segundas Intenções

0

A distopia foi um dos temas que permearam o programa Segundas Intenções com o escritor e jornalista Ronaldo Bressane. Mediado por Manuel da Costa Pinto, o bate-papo resultou em um retrato da trajetória do autor, suas obras e contou ainda com a surpresa da leitura de um texto inédito. Atualmente fazendo mestrado em Estudos Literários na Unifesp (pesquisa sobre psicopatologias na literatura brasileira), Bressane acha que o interessante da distopia é o exercício da imaginação sobre o futuro: como os humanos vão amar, comer, viver, como serão as relações e as emoções em um ambiente cada vez mais nocivo, por exemplo.

O escritor começou o encontro lembrando que conhece Manuel há 20 anos, quando enviou um conto para a revista Cult, intitulado “Nervos”. Ele, que transita por vários gêneros literários (romance, novela, poesia e HQ), mas se considera um poeta por natureza, escreveu “Escalpo”, “Metafísica prática”, “Futuro é chapa quente”, “Mnemomáquina” e “V.I.S.H.N.U.”. O autor falou sobre seu trabalho e sua vida durante o programa, além de antecipar detalhes do novo trabalho.

Como antecipou, o próximo livro trará a fome e a violência permeando os temas e já tem título: “Nome sujo”. A história acompanha a vida de um homem que trabalha no Serasa e, de repente, fica com o “nome sujo” por causa de dívidas. A vida dessa pessoa entra em uma espiral descendente, aos poucos, em consequência do enfrentamento de cada uma das situações pelas quais ele passa.

Importante ressaltar que o bate-papo foi transmitido pelo espaço da BVL no Facebook e pode ser acessado em https://www.facebook.com/BVLbiblioteca/videos/496576781112483/ .

O programa Segundas Intenções, que acontece também na Biblioteca de São Paulo, tem próximo encontro programado para o dia 27 de julho, sábado,  na BSP, com Frei Betto, às 11h. Saiba mais em https://bsp.org.br/2019/07/01/277-segundas-intencoes/

Os vídeos com os encontros anteriores do Segundas Intenções na BVL (com Antonio Prata e Milton Hatoum, entre outros) estão reunidos no canal do Youtube da biblioteca, que, conta também com o registro do encontro com Bressane em https://youtu.be/scAlHqanf2Y .

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário