Romance gráfico e histórico surpreende o Clube de Leitura

0

Todo mês, a BVL promove encontro para discutir uma obra literária e o mais legal destas reuniões é a possibilidade de ampliarmos nossos repertórios não só de livros, mas de vida também. Finalizamos o mês de maio com uma leitura desafiadora pelo formato (quadrinhos) e que levou todos os participantes em uma viagem ao passado e a novos conhecimentos. O livro “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete, chegou a ser lido até duas vezes por alguns presentes e gerou um debate rico sobre a obra, a linguagem, os desenhos e, claro, o tema abordado.

DSC_4345

O livro conta a história da “pequena Angola” ou, como consta em em alguns livros, Palmares que, por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro da América do Sul. Macaco, a capital de Angola Janga, título da obra, tinha uma população parecida com grandes cidades brasileiras da época. Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos (criados por fugitivos da escravidão), Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra.

Alan Viana e Mábila Felix são auxiliares de leitura da biblioteca e direcionaram o debate do mês. Falaram um pouco do autor, apresentaram curiosidades sobre o livro, trouxeram outras obras com temas relacionados e levaram a conversa de um tema denso, complexo e até mesmo atual, de forma descontraída e cheia de informações.

DSC_4354

 

DSC_4349

Marcelo D’Salete também é autor dos livros:

  • “Cumbe”
  • “Noite Luz”
  • “Encruzilhada”

Para emprestar essas e outras obras na biblioteca, basta apresentar a carteirinha. Como fazer a sua? Com um documento com foto em mãos, o cadastro é preenchido pelo atendimento no balcão de entrada e você já sai da BVL com ela no bolso.

Prepare-se para participar do próximo Clube de Leitura, que tem como tema o livro “Eu receberias as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Marçal Aquino. O encontro será no dia 28 de junho, às 15h. E você é nosso convidado!

51bnP0JtDCL

Compartilhe

Deixe um Comentário