Relações amorosas permeiam os livros debatidos no Clube de Leitura, programa das bibliotecas estaduais

0

As Bibliotecas de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria da Cultura do Estado, promovem o Clube de Leitura, atividade em que os participantes leem um livro recomendado pelos curadores das bibliotecas. Em outubro, as relações amorosas são o foco das obras selecionadas para o programa.

Na BSP, o destaque fica por conta de O amante, da escritora, dramaturga e cineasta francesa Marguerite Duras (1914­-1996). O romance narra um episódio da adolescência de Duras: sua iniciação sexual, aos quinze anos e meio, com um chinês rico de Saigon, atual Cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Os encontros amorosos são, ao mesmo tempo, intensamente prazerosos e infinitamente tristes; a vida da família contrapõe amor e ódio, miséria material e riqueza. Escrito em 1984, recebeu o Prêmio Goncourt, o mais importante da literatura francesa e se consagrou como a obra mais célebre de Duras. É considerado o livro mais autobiográfico da autora.

A insustentável leveza do ser, do tcheco Milan Kundera, é o tema do programa na BVL. O livro, de 1982, tem quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la. A história se desenrola em 1968, durante a Primavera de Praga, quando o exército soviético invade a cidade, causando muitas mortes.

Na BSP a atividade acontece na quinta-feira, 27 de outubro, às 15 horas. Já na BVL, o encontro é na sexta, dia 28, também às 15 horas.

As bibliotecas estaduais oferecem ainda outras atividades, envolvendo outros temas. Mais informações nos sites http://bsp.org.br e https://bvl.org.br.

 

AGENDA

 

Clube de Leitura ­- BSP

Todos os meses a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

 

  • Quinta-feira, 27, das 15 às 17 horas.

 

O amante, de Marguerite Duras.

Com equipe BSP.

Não é necessário inscrição.

 

Clube de Leitura – BVL

Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

 

  • Sexta-feira, 28, das 15 às 17 horas.

A insustentável leveza do ser, Milan Kundera.

Com equipe BVL.

Não é necessário inscrição.

 

Biblioteca de São Paulo (BSP)

A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.

 

Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

Telefone: (11) 2089-0800

Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul

Aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 horas.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

 

Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

 

Confira mais sobre a programação no site oficial: https://bvl.org.br         

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros.

Telefone: (11) 3024-2500.

Aberta de terça a domingo, das 9h30 às 18h30 horas.

 

 

 

 

Compartilhe

Deixe um Comentário

dezenove − quatro =