/ governosp

Recém-lançado, “O som do rugido da onça” é livro em debate do Clube de Leitura

0

O Clube de Leitura de agosto da BVL debaterá o recém-lançado livro “O som do rugido da onça”, de Micheliny Verunschk. O encontro virtual está marcado para sexta-feira, 27 de agosto, das 15h às 17h.

A obra conta a história de duas crianças indígenas, batizadas de Iñe-e e Juri, que são arrancadas de sua terra natal por dois exploradores alemães: Spix e Martius, em uma trama que tem início em 1817. Em seu quinto romance, Micheliny Verunschk constrói uma poderosa narrativa que deixa de lado a historiografia hegemônica.

Alternam-se, de um lado, o destino dessas crianças, levadas ao continente europeu pelos pesquisadores que estiveram no Brasil e produziram o conhecido relato “Viagem pelo Brasil”, no século XIX. De outro, a vida de Josefa, uma mulher de origens indígenas, que casualmente vê retratos de crianças também indígenas que tiveram destino trágico em uma mostra da Coleção Brasiliana do Itaú Cultural. As duas histórias se conectam por um fio que une o passado e o presente em uma narrativa de tom político.

Desenho do explorador Martius sobre o rio Japurá, no Amazonas. Crédito: Biblioteca Estadual da Baviera - Munique, Alemanha.

Desenho do explorador Martius sobre o rio Japurá, no Amazonas. Crédito: Biblioteca Estadual da Baviera – Munique, Alemanha.

Escritora e historiadora, Micheliny é pernambucana e recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura por “Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida” (2014).

Participe do encontro para debater o livro que acaba de ser lançado. Realizada em parceria com a Companhia das Letras, a atividade é mediada pela equipe da BVL. O encontro virtual tem inscrições abertas a partir de 7 de agosto, às 10h, no link www.bvl.org.br/inscricao. Os primeiros inscritos receberão instruções para baixar o livro gratuitamente.

som do rugido da onca

 

Clube de Leitura – On-line. “O som do rugido da onça”, de Micheliny Verunschk. Sexta-feira, 27 de agosto, das 15h às 17h. Com equipe BVL. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 7 de agosto, às 10h, em www.bvl.org.br/inscricao.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC